loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 22/09/2025 | Ano | Nº 6059
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Política

"Condutas criminosas"

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo ao STF por coação

Eles são acusados de articular ações nos Estados Unidos para ampliar sanções ao Brasil

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo ao STF por coação
PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo ao STF por coação | Foto: — Foto: Acervo pessoal

A Procuradoria-Geral da República denunciou ontem o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo ao Supremo Tribunal Federal (STF) por coação em processo.

A PGR os acusa de articularem ações, nos Estados Unidos, voltadas a ampliar sanções ao Brasil e a ministros do STF com o objetivo de intervir em processos judiciais para beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e o próprio Figueiredo.

A denúncia enumera declarações públicas dos próprios denunciados em redes sociais e inclui também dados extraídos de celulares apreendidos no âmbito de medidas cautelares autorizadas pelo STF, entre eles o do próprio Bolsonaro.

“As condutas criminosas se sucederam, estruturadas pela ameaça de obtenção de sanções estrangeiras tanto para os Ministros do Supremo Tribunal Federal como para o próprio país (Brasil). O propósito foi o de livrar Jair Bolsonaro, e também o próprio Paulo Figueiredo, da condenação penal pelos crimes que ensejaram a abertura de procedimentos criminais” relacionados à trama golpista, segundo a denúncia.

Em nota conjunta, Eduardo e Paulo classificaram a acusação como “fajuta” e chamaram o procurador-geral, Paulo Gonet, de “lacaio” do ministro do STF Alexandre de Moraes. Eles reforçam que a ação da PGR é mais um movimento de apoio a Moraes, mas que o recado dado por eles é claro: “o único caminho sustentável para o Brasil é uma anistia ampla, geral e irrestrita”.

Relacionadas