loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 03/10/2025 | Ano | Nº 6068
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Política

Eleições

JHC fortalece base na Câmara Municipal e sinaliza candidatura

Prefeito reúne vereadores, deputados e senadora, consolida articulação política e anuncia projeto

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Repórter

Prefeito JHC vem fazendo movimentos estratégicos nos últimos meses para fortalecer a base
Prefeito JHC vem fazendo movimentos estratégicos nos últimos meses para fortalecer a base | Foto: Itawi Albuquerque

O prefeito de Maceió, JHC (PL), deu mais um passo estratégico essa semana ao assinar a ordem de serviço para a construção do novo Complexo Administrativo Municipal, no coração da capital alagoana. Ele tem fortalecido a base na Câmara, ampliado a força política e sinalizado candidatura nas eleições de 20206..

O evento da última quinta-feira (2) reuniu um grande número de vereadores, além de dois deputados estaduais — Cabo Bebeto (PL) e Delegado Leonam Pinheiro (União) — e a senadora Dra. Eudócia Caldas (PL). O vice-prefeito Rodrigo Cunha (Podemos) também marcou presença.

A obra, que será executada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), transforma três prédios do INSS — Edifício Palmares, Ary Pitombo e Iapetec — antes abandonados, em um complexo administrativo moderno, sustentável e integrado ao centro da cidade.

Com investimento privado de R$ 190 milhões, o empreendimento deve gerar mais de 230 empregos diretos, além de reunir secretarias atualmente dispersas, muitos delas em imóveis alugados, promovendo economia anual de 28,7% aos cofres públicos. O novo complexo reunirá 15 secretarias e órgãos municipais, concentrando cerca de 1.460 servidores e recebendo diariamente mais de 800 pessoas.

O projeto também terá padrões sustentáveis, como iluminação e ventilação natural, energia solar, reaproveitamento de água e cobertura verde.

A iniciativa integra o Programa Novo Centro, que busca devolver vitalidade à região central de Maceió por meio da recuperação de imóveis, estímulo à moradia social, criação de rotas culturais e gastronômicas e melhorias na mobilidade urbana.

CONSOLIDAÇÃO

Além do impacto urbano e administrativo, a assinatura da ordem de serviço evidencia a força política de JHC na Câmara Municipal. Nos últimos meses, o prefeito fez uma série de movimentos estratégicos para consolidar sua base, incluindo nomeações de vereadores do PL para secretarias e ajustes na lei delegada que permitiram mudanças administrativas, fortalecendo sua maioria e diluindo a oposição.

O trabalho de bastidores conduzido pelo secretário de Governo, Júnior Leão, foi decisivo para a articulação. Ele coordenou exonerações, costurou alianças e reforçou o alinhamento da base, garantindo que a oposição permaneça reduzida a apenas três vereadores: Sílvio Camelo Filho (PV), Teca Nelma (PT) e Rui Palmeira (PSD).

Entre os governistas, destaca-se o vereador Kelmann Vieira, recém-nomeado líder do governo, consolidando um Legislativo praticamente coeso com o Executivo.

Movimentos recentes, como a posse de vereadores que abriram espaço para suplentes do PL assumirem cargos na Casa, endossam essa estratégia de fortalecimento da base. Para aliados próximos, a combinação de projetos estruturantes, entrega de obras e agendas intensas aponta para uma atuação de pré-campanha majoritária, visando a disputa pelo governo de Alagoas em 2026.

Mesmo com eventuais tensões internas, a maioria absoluta permite que JHC avance com projetos estratégicos sem grandes obstáculos. As recentes sessões na Câmara evidenciam essa assimetria: embates da oposição, como os protagonizados por Rui Palmeira e Teca Nelma, têm alcance limitado diante da base governista consolidada.

Relacionadas