Mobilidade
Marginal que liga 11 bairros de Arapiraca começa a ser usada
Com 4,2 km de extensão, via garante maior fluidez no trânsito e mais segurança para os condutores


Uma das maiores obras de mobilidade urbana de Arapiraca começou a ser usada na última segunda-feira (13). Trata-se da Marginal do Riacho Piauí, que, com 4,2 km de extensão, conecta onze bairros da segunda maior cidade de Alagoas e preserva as margens do riacho. A obra foi viabilizada com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Arthur Lira e Daniel Barbosa, ambos do PP.
A superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, Katiane Duarte, diz que a avaliação desses primeiros dias de funcionamento é muito boa. “Tendo em vista que viabilizamos novos acessos a bairros bem adensados e que seus acessos só eram possíveis por vias bastante congestionadas nos horários de pico. Os moradores dos bairros da zona sul e sudeste da cidade (bairros São Luís, Nova Esperança, Boa Vista, Guaribas, Ouro Preto, Batingas, Canafístula, etc) e zona rural dessa região (sítio Alazão, Pau d’Arco, Bálsamo, Bananeira) foram bastante beneficiados, com vias largas, infraestrutura e sinalização viária muito boa” detalha.
Katiane conta que os condutores ainda estão identificando a área e quais os acessos que são possíveis. “Estamos no período de análise, fazendo pequenos ajustes de sinalização e dos tempos dos semáforos. Observamos que o tráfego está funcionando com fluidez nas marginais, através do aumento de veículos circulando nela em comparação ao dia da mudança”, relata.
Os bairros conectados pela via são: Ouro Preto, Primavera, São Luís, Brasília, Jardim Tropical, Nova Esperança e Primavera, além de facilitar o acesso aos bairros adjacentes Boa Vista, Verdes Campos e Guaribas.
Para dar fluidez ao tráfego e segurança viária, algumas vias do entorno sofreram alterações de sentido. “Essas alterações são necessárias para garantir o acesso à marginal, fluidez no trânsito e principalmente a segurança viária. Todas as vias estão bem sinalizadas, tanto horizontal com as pinturas na via, quanto verticalmente com as placas que indicam os sentidos e proibições. A gente sempre reforça para que os condutores tenham cautela, se atentem às placas e transitem em segurança”, explicou Katiane Duarte.
A obra conta com ciclovia, pavimentação asfáltica, iluminação em LED, ponte interligando as duas faixas, paisagismo e moderna sinalização termoplástica, que garante alta durabilidade, resistência ao desgaste e maior visibilidade para motoristas e pedestres.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura, também está implantando sonorizadores para a redução de velocidade e aumentar a segurança e a mobilidade nas vias da Marginal do Piauí.
Os serviços também incluem a sinalização vertical, com a instalação de placas, semáforos e as barreiras de proteção com os guard rails.
A via foi projetada com três faixas de rolamento em cada sentido, aumentando a fluidez do trânsito e oferecendo mais conforto e segurança para motoristas e condutores de motos e outros veículos.
O lote 1 da obra ainda conta com estacionamento amplo para mais de 50 veículos e quadras com gramados, incluindo moderno sistema de irrigação automatizado e uma ponte de madeira sobre o Riacho Piauí.
GINÁSIO
Neste mês de outubro, em que Arapiraca celebra sua Emancipação Política, no próximo dia 30, o prefeito Luciano Barbosa também entregou à população a reforma e modernização do Ginásio Poliesportivo João Paulo II. O equipamento esportivo passou a contar com novas estruturas, além de incorporar tecnologia de ponta.
A cerimônia de inauguração, realizadas no último dia 8, contou com a presença do jogador de futsal Falcão, considerado o maior atleta da modalidade no Brasil.