loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 17/10/2025 | Ano | Nº 6078
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Política

Urbanismo

Arapiraca é habilitada para concorrer ao Prêmio Bicicleta Brasil 2025

Ciclovia do Trabalhador disputa a categoria Desenvolvimento do prêmio nacional de mobilidade

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Ciclovia do Trabalhador já conta com mais de 3 quilômetros
Ciclovia do Trabalhador já conta com mais de 3 quilômetros | Foto: Ascom Arapiraca

Arapiraca foi habilitada pelo Ministério das Cidades para concorrer ao Prêmio Bicicleta Brasil 2025, iniciativa que reconhece boas práticas de mobilidade urbana em todo o País. O município recebeu o selo do programa com a Ciclovia do Trabalhador, considerada a maior obra de mobilidade urbana de Alagoas. As informações são da Prefeitura de Arapiraca.

O prêmio tem como objetivo valorizar projetos que estimulam o uso da bicicleta como meio de transporte, inclusão social e sustentabilidade. A edição de 2025 reúne seis categorias: cultura da bicicleta, sustentabilidade, desenvolvimento, planejamento, conscientização e saúde e qualidade de vida.

A Ciclovia do Trabalhador concorrerá na categoria desenvolvimento e passará por uma etapa de avaliação técnica antes do anúncio dos vencedores, previsto para o fim do ano.

A obra já acumula reconhecimento dentro e fora do País. Em 2024, venceu o Prêmio Internacional Smart City Expo Curitiba, na categoria Mobilidade Urbana. Com 8,5 quilômetros projetados ao longo de um antigo trecho ferroviário, o projeto vem transformando a paisagem urbana e reforçando o papel de Arapiraca como referência em mobilidade sustentável no Nordeste.

Mais de 3 quilômetros da ciclovia já foram entregues. O trecho mais recente, inaugurado nas imediações do Centro Administrativo, no bairro Brasiliana, coincidiu com as comemorações pelos 101 anos de emancipação da cidade, neste mês de outubro.

O projeto inclui pista para ciclistas, calçadas acessíveis, iluminação em LED, arborização, sinalização e áreas de convivência. Quando concluída, a Ciclovia do Trabalhador ligará 16 bairros, conectando zonas residenciais e comerciais

“Essa é uma obra que mudou completamente a cara da cidade, porque atravessa esses 16 bairros e é uma ciclovia extremamente segura, sem problemas com o tráfego da cidade, então quem pega sua bicicleta para ir trabalhar ou faz exercícios físicos se sente protegido. É uma obra que dá uma mobilidade urbana que a cidade não possuía, então é algo muito significativo, principalmente no mês em que a cidade de Arapiraca completa o seu aniversário”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.

Relacionadas