Urbanismo
Arapiraca é habilitada para concorrer ao Prêmio Bicicleta Brasil 2025
Ciclovia do Trabalhador disputa a categoria Desenvolvimento do prêmio nacional de mobilidade


Arapiraca foi habilitada pelo Ministério das Cidades para concorrer ao Prêmio Bicicleta Brasil 2025, iniciativa que reconhece boas práticas de mobilidade urbana em todo o País. O município recebeu o selo do programa com a Ciclovia do Trabalhador, considerada a maior obra de mobilidade urbana de Alagoas. As informações são da Prefeitura de Arapiraca.
O prêmio tem como objetivo valorizar projetos que estimulam o uso da bicicleta como meio de transporte, inclusão social e sustentabilidade. A edição de 2025 reúne seis categorias: cultura da bicicleta, sustentabilidade, desenvolvimento, planejamento, conscientização e saúde e qualidade de vida.
A Ciclovia do Trabalhador concorrerá na categoria desenvolvimento e passará por uma etapa de avaliação técnica antes do anúncio dos vencedores, previsto para o fim do ano.
A obra já acumula reconhecimento dentro e fora do País. Em 2024, venceu o Prêmio Internacional Smart City Expo Curitiba, na categoria Mobilidade Urbana. Com 8,5 quilômetros projetados ao longo de um antigo trecho ferroviário, o projeto vem transformando a paisagem urbana e reforçando o papel de Arapiraca como referência em mobilidade sustentável no Nordeste.
Mais de 3 quilômetros da ciclovia já foram entregues. O trecho mais recente, inaugurado nas imediações do Centro Administrativo, no bairro Brasiliana, coincidiu com as comemorações pelos 101 anos de emancipação da cidade, neste mês de outubro.
O projeto inclui pista para ciclistas, calçadas acessíveis, iluminação em LED, arborização, sinalização e áreas de convivência. Quando concluída, a Ciclovia do Trabalhador ligará 16 bairros, conectando zonas residenciais e comerciais
“Essa é uma obra que mudou completamente a cara da cidade, porque atravessa esses 16 bairros e é uma ciclovia extremamente segura, sem problemas com o tráfego da cidade, então quem pega sua bicicleta para ir trabalhar ou faz exercícios físicos se sente protegido. É uma obra que dá uma mobilidade urbana que a cidade não possuía, então é algo muito significativo, principalmente no mês em que a cidade de Arapiraca completa o seu aniversário”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.