Emancipação
Arapiraca faz 101 anos com demonstração de fé, festa e reconhecimento à educação
Eventos cívicos, religiosos e shows marcaram celebração da emancipação e atraíram grande público na cidade


A cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, celebrou ontem 101 anos de emancipação política com uma série de atividades cívicas, religiosas e culturais. As comemorações começaram pela manhã, com o hasteamento das bandeiras e uma missa em ação de graças pelo aniversário da capital do Agreste.
O hasteamento foi acompanhado da banda da Polícia Militar, que tocou o hino nacional e o hino de Arapiraca. As bandeiras foram hasteadas pelo prefeito Luciano Barbosa, o presidente da Câmara de Vereadores Léo Saturnino, o secretário de Defesa Social, coronel Enio Bolivar, e o bispo Dom Valdemir Ferreira.
Vereadores, secretários municipais, empresários participaram das atividades, além do ex-pŕefeito Severino Lúcio, a professora e mãe do prefeito, Deusdeth Barbosa, e o Monsenhor Zé Neto.
A missa em ação de graças foi conduzida por Dom Valdemir Ferreira, que abriu a homilia destacando o desenvolvimento da cidade.
“Celebramos hoje Arapiraca em sua capacidade econômica, cultural e religiosa. Uma cidade próspera, que cresce e gera trabalho digno, motivo de gratidão a Deus e orgulho para o nosso estado”, afirmou Dom Valdemir.
O pároco da Concatedral, Padre Daniel, também ressaltou o trabalho desenvolvido por Arapiraca. “E eu gostaria de dizer, que muito devemos a Deus e muito devemos ao senhor. Devemos a Deus porque sabemos que tudo provém Dele. Devemos ao senhor porque através de suas mãos, de sua coragem, de sua determinação, o seu amor por esta cidade, muitas coisas estão acontecendo”.
Em seu discurso, o prefeito Luciano Barbosa dedicou a celebração às crianças da rede municipal de ensino, representadas por alunos da Escola Pedro Correia das Graças:
“O maior presente que Arapiraca pode se dar é garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Essa é a nossa tarefa, de todos que vivem e trabalham aqui”, disse.
DESFILE
A programação seguiu com o desfile cívico-militar, que reuniu forças policiais e escolas municipais.
No início da manhã, o Lago da Perucaba sediou a 24ª Corrida da Emancipação Michell Alexandre Santos Pereira, com cerca de 4 mil participantes.
Os corredores começaram a chegar ao amanhecer do dia. Com toda estrutura pronta, o aquecimento dos participantes aconteceu às 5h45 da manhã.
Em entrevista à GazetaNews, Barbosa destacou as inaugurações realizadas ao longo da semana:
“É gratificante comemorar o aniversário de uma cidade que amamos e que venceu tantos desafios para se tornar a maior e mais importante do interior de Alagoas.”
O prefeito também lembrou a homenagem ao professor Moacir Teófilo, referência na educação do Agreste, falecido em agosto:
“Ele foi gestor da Escola Bom Conselho e uma pessoa correta, de grande capacidade, que nos deixou muitos ensinamentos”, ressaltou.
CULTURA E CELEBRAÇÕES
As festividades da emancipação começaram na noite de ontem, na recém-inaugurada Marginal do Riacho Piauí, conhecida como Ladeira do Claudionor, com show da cantora Cláudia Leitte. O público lotou o novo espaço, animado também por artistas locais como Danny Quebrança, Axé Soul e Afro Ara.
Também ontem, o Bosque das Arapiracas, um dos principais pontos turísticos da cidade, recebeu o show “Canta Parabéns, Arapiraca”, com apresentações de Everly Pires, Yolanda Show, Rangel Show, Jorginho e Maxsuel do Acordeon.
