Emancipação
Autoridades destacam papel de Arapiraca no desenvolvimento de AL
Políticos exaltam a força econômica, social e cultural da capital do Agreste e apontam desafios e oportunidades


Arapiraca completou, na última quinta-feira (30), 101 anos de emancipação política e, nas palavras de suas principais lideranças, o município exerce papel estratégico no desenvolvimento de Alagoas. Autoridades políticas e institucionais destacaram a força econômica e social da cidade, o protagonismo regional e os desafios que se colocam para o novo ciclo da chamada “capital do Agreste”.
O prefeito Luciano Barbosa (MDB) abriu as homenagens reconhecendo a trajetória do município e a determinação de seu povo. Ao longo da semana, o gestor liderou uma extensa programação para celebrar a data festiva.
“Esses 101 anos representam uma trajetória de luta de um povo guerreiro, trabalhador, que arregaça as mangas e não tem medo dos obstáculos. Essa é a nossa cidade, em franco crescimento”, afirmou.
“Arapiraca é uma cidade inquieta, visionária, onde o povo gosta de trabalhar e desafia o futuro com ousadia. A sinfonia que é tocada em Arapiraca é belíssima, própria de um Beethoven, de um Mozart — e eu sou apenas o maestro dessa grande orquestra”, completou.
Para o Governador Paulo Dantas, a cidade tem uma importância fundamental para o desenvolvimento do Estado de Alagoas, tanto do ponto de vista do desenvolvimento econômico, como do ponto de vista humano. “É impossível não se encantar pela história dessa terra, pelo talento e pela força de sua gente, que transformaram Arapiraca em um dos maiores centros culturais e econômicos do Nordeste”.
O senador Renan Calheiros (MDB) destacou que Arapiraca é hoje um dos motores do desenvolvimento alagoano e ressaltou o compromisso do mandato com o fortalecimento do município.
“Em Brasília, nosso gabinete segue aberto e trabalhando para viabilizar os meios que a cidade, cuja gestão tem a marca da competência e seriedade, receba a prioridade que merece”.
Já a senadora Dra. Eudócia Caldas (PL) enfatizou a diversificação produtiva e o papel de liderança regional da cidade. Para ela, Arapiraca se destaca pela oferta de serviços em saúde, educação e tecnologia que reduzem a dependência da capital.
“A influência de Arapiraca impulsiona o desenvolvimento do Agreste e do Sertão, fortalecendo o interior do Estado. O crescimento acelerado impõe desafios como a necessidade de planejamento urbano sustentável, redução das desigualdades e ampliação da base industrial e tecnológica. Arapiraca tem potencial para se tornar um polo de inovação, agroindústria e turismo regional”, analisa.
Natural da cidade, o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) ressaltou que Arapiraca tem sido um ponto de equilíbrio e integração regional.
“Arapiraca é o segundo maior polo do Estado e exerce papel essencial ao irradiar desenvolvimento para todo o Agreste e Sertão, sendo referência em comércio, serviços e saúde. Sua força está justamente na capacidade de integrar regiões, gerar oportunidades e oferecer qualidade de vida à população”, observou. “Agora precisamos retomar o ritmo de crescimento de forma sustentável, enfrentando desafios estruturais, além de investir na geração de emprego e renda”, completou o parlamentar.
O deputado federal Daniel Barbosa (PP), filho do prefeito Luciano Barbosa, também destacou o simbolismo dos 101 anos e o compromisso com o futuro da cidade. Para ele, Arapiraca é o lugar que moldou sua forma de ver o mundo e de lutar pelas pessoas. “Hoje, Arapiraca é o coração de Alagoas, que pulsa economia, cultura e cidadania e tem tudo para ser exemplo de cidade inteligente, sustentável e acolhedora”, reforçou.
O Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fábio Bittencourt, também se somou às homenagens, destacando a importância institucional da cidade. “Celebrar os 101 anos de Arapiraca é reconhecer a força de um município que se tornou referência em desenvolvimento e inovação no estado. Seus avanços trazem novos desafios e grandes oportunidades, especialmente no âmbito do Poder Judiciário, que, em conjunto com o Poder Executivo e Legislativo municipais, segue firme na missão de assegurar acesso à Justiça, cidadania e segurança jurídica à sua população crescente e dinâmica”, afirmou.
