loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 03/11/2025 | Ano | Nº 6089
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Política

Judiciário

Tribunal de Justiça de Alagoas inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados

Audiências contemplam vários tipo de ações e estão sendo realizadas em todo o Estado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Tribunal de Justiça de Alagoas inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados
| Foto: Itaciara Albuquerque / Ascom TJAL

Teve início ontem a XX Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o País. O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) está realizando mais de 2.900 audiências nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) e Juizados Especiais.

Durante a abertura dos trabalhos no Fórum da Capital, o desembargador Tutmés Airan, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), visitou o Cejusc conversou com equipes e jurisdicionados.

Para o magistrado, a conciliação representa uma forma mais eficiente e humanizada de solucionar conflitos. “É uma prática que só traz vantagem para todo mundo que está envolvido, inclusive para o Poder Judiciário. O que você resolveria, pelos caminhos tradicionais, se entrar na cadeia recursal, em 10 anos, você pode resolver em uma conversa, em uma audiência”, afirmou.

A força-tarefa montada para a semana inclui audiências em todos os Cejuscs do Estado, comarcas do interior e juizados especiais.

As pautas contemplam ações de alimentos, guarda, visitas, divórcio, união estável e outras causas cíveis de menor complexidade. Segundo a supervisora do Nupemec, Moacyra Rocha, no Fórum da Capital foram priorizados os casos de direito de família.

Relacionadas