AGENDA OFICIAL
Governador Paulo Dantas integra comitiva do Consórcio Nordeste na COP30
Agenda destaca a participação de Alagoas em debates globais sobre sustentabilidade, economia verde e transição ecológica


O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), participa, a partir de segunda-feira (10), da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém do Pará, como integrante da comitiva do Consórcio Nordeste, que representa os estados da região nas discussões sobre sustentabilidade e desenvolvimento climático. A agenda do governador, articulada em conjunto com os demais governadores nordestinos, prevê encontros com líderes mundiais, painéis temáticos e reuniões com organismos internacionais.
O principal compromisso do primeiro dia será entre 12h e 13h, durante a Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo, considerada o momento mais importante da conferência. O evento reunirá autoridades de todo o mundo, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles (PI), que falará em nome dos governos subnacionais brasileiros.
O governador ainda deve participar de reuniões com bancos internacionais, com destaque para o KfW Development Bank, instituição alemã que financia projetos voltados à melhoria das condições ambientais, sociais e econômicas. Também marcará presença na inauguração do Pavilhão Brasil – “O Momento é de Ação Climática”, espaço organizado pelo Governo Federal, com participação indicada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).
A agenda segue na terça-feira (11) com a participação de Paulo Dantas no Painel sobre Instrumentos Econômicos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), entre 10h e 11h, que discutirá mecanismos de incentivo financeiro para quem preserva ou recupera o meio ambiente. O painel é promovido pelos estados do Nordeste e contará com fala do governador de Alagoas.
Ainda na terça, às 13h, o governador participa da inauguração do Espaço Brasil Nordeste na COP30, junto aos demais chefes dos Executivos estaduais e ministros nordestinos, como Renan Filho (Transportes) e Camilo Santana (Educação). O encerramento da agenda oficial está previsto para às 16h30, com a plenária sobre o Plano Brasil Nordeste de Transição Ecológica (PTE-NE) — uma proposta conjunta do Consórcio Nordeste que visa construir uma estratégia regional de desenvolvimento sustentável e baixo carbono, com a presença esperada do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A COP30, que ocorre entre 10 e 21 de novembro, deve reunir cerca de 50 mil participantes, entre chefes de Estado, representantes de 198 países, cientistas, jornalistas e membros da sociedade civil. O encontro marca três décadas de debates internacionais sobre o clima e tem como objetivo principal definir medidas globais para limitar o aumento da temperatura da Terra a 1,5°C até o fim do século, compromisso firmado ainda no Acordo de Paris (2015).
