COP30
Sustentabilidade: AL reforça protagonismo ambiental na COP30
Governador Paulo Dantas destaca compromisso do Estado com transição energética e preservação dos biomas


O Governador Paulo Dantas participa, em Belém (PA), da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que começou ontem. Integrando a comitiva do Consórcio Nordeste, Paulo destacou o protagonismo regional e o papel de Alagoas na agenda ambiental e climática do Brasil.
“É uma alegria estar na COP30 ao lado do Presidente Lula, que tem demonstrado ao mundo o protagonismo do Brasil nessa pauta ambiental. O Nordeste também tem feito sua parte e Alagoas, mais uma vez, está protagonizando”, afirmou Paulo Dantas em entrevista à Gazeta.
O Governador ressaltou o compromisso do Estado com a transição energética, o fortalecimento da agricultura sustentável e a preservação dos biomas. “Estamos levando com muita seriedade essas questões e participando de um debate que promove esperança para o Brasil e para o mundo. Precisamos gerar empregos e desenvolver as cidades e os estados, mas de forma sustentável. Essa discussão é central também para Alagoas”, completou.
Durante a conferência, Paulo Dantas participa de reuniões com bancos internacionais de fomento, como o KfW Development Bank, da Alemanha, que apoia projetos de impacto ambiental, social e econômico. A agenda também inclui a inauguração do Pavilhão Brasil – O Momento é de Ação Climática, organizada pelo Governo Federal, com participação do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).
Nesta terça-feira (11), o Governador será um dos expositores do Painel sobre Instrumentos Econômicos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), promovido pelos estados nordestinos. O debate abordará mecanismos de incentivo à conservação e recuperação ambiental.
Mais tarde, Dantas participa da inauguração do Espaço Brasil Nordeste, ao lado dos ministros Renan Filho (Transportes) e Camilo Santana (Educação), além dos demais governadores da região.
A agenda oficial encerra com a plenária de apresentação do Plano Brasil Nordeste de Transição Ecológica (PTE-NE), que propõe uma estratégia regional de desenvolvimento sustentável e de baixo carbono — com presença esperada do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
