Integração
Paulo Dantas assume presidência do Consórcio Nordeste em 2026
Eleição ocorreu durante assembleia geral dos governadores, realizada ontem, em Teresina (PI)


O Governador Paulo Dantas foi eleito ontem presidente do Consórcio Nordeste para o ano de 2026. Ele substituirá o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, atual presidente desde fevereiro. A escolha ocorreu durante a assembleia geral dos governadores do Nordeste, realizada em Teresina (PI). As informações são da Agência Alagoas.
Após a eleição, Dantas afirmou que pretende manter a articulação conjunta entre os estados. “Nós vamos continuar trabalhando com união e integração, em rede colaborativa, com planejamento estratégico capaz de desenvolver os nove estados do Nordeste”, declarou. Ele disse ainda que vê na gestão compartilhada uma via para ampliar políticas regionais. “O objetivo é melhorar a vida das pessoas e garantir que projetos bem-sucedidos tenham continuidade”.
O Governador citou áreas que devem guiar sua atuação no comando do consórcio, entre elas desenvolvimento econômico, infraestrutura, turismo, ciência e tecnologia, inteligência artificial, energia limpa e iniciativas de descarbonização.
SOBRE O CONSÓRCIO
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste reúne os nove estados da região – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – com a missão de coordenar ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Criado para atuar como instrumento de gestão compartilhada entre os governos estaduais, o Consórcio articula políticas públicas e acordos regionais voltados à redução de desigualdades, ao enfrentamento de preconceitos e à proteção da população e da biodiversidade nordestina.
