loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 01/12/2025 | Ano | Nº 6109
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Política

Integração

Paulo Dantas assume presidência do Consórcio Nordeste em 2026

Eleição ocorreu durante assembleia geral dos governadores, realizada ontem, em Teresina (PI)

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Reunidos ontem em Teresina, governadores elegeram Dantas para a presidência do Consórcio NE
Reunidos ontem em Teresina, governadores elegeram Dantas para a presidência do Consórcio NE | Foto: Gabriel Paulino / Consórcio Nordeste

O Governador Paulo Dantas foi eleito ontem presidente do Consórcio Nordeste para o ano de 2026. Ele substituirá o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, atual presidente desde fevereiro. A escolha ocorreu durante a assembleia geral dos governadores do Nordeste, realizada em Teresina (PI). As informações são da Agência Alagoas.

Após a eleição, Dantas afirmou que pretende manter a articulação conjunta entre os estados. “Nós vamos continuar trabalhando com união e integração, em rede colaborativa, com planejamento estratégico capaz de desenvolver os nove estados do Nordeste”, declarou. Ele disse ainda que vê na gestão compartilhada uma via para ampliar políticas regionais. “O objetivo é melhorar a vida das pessoas e garantir que projetos bem-sucedidos tenham continuidade”.

O Governador citou áreas que devem guiar sua atuação no comando do consórcio, entre elas desenvolvimento econômico, infraestrutura, turismo, ciência e tecnologia, inteligência artificial, energia limpa e iniciativas de descarbonização.

SOBRE O CONSÓRCIO

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste reúne os nove estados da região – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – com a missão de coordenar ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Criado para atuar como instrumento de gestão compartilhada entre os governos estaduais, o Consórcio articula políticas públicas e acordos regionais voltados à redução de desigualdades, ao enfrentamento de preconceitos e à proteção da população e da biodiversidade nordestina.

Relacionadas