Interino
Fábio Bittencourt assume governo de AL nesta terça-feira
Paulo Dantas se afasta por 10 dias para procedimento médico; Ronaldo Lessa também está licenciado


Alagoas terá um governador em exercício a partir desta terça-feira (2). O Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fábio Bittencourt, assume o comando do Executivo durante o afastamento médico do Governador Paulo Dantas (MDB), que ficará fora do cargo por dez dias. A transmissão de cargo ocorrerá às 9h30, no Palácio República dos Palmares.
A posse interina ocorre porque o vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) também está afastado, em licença de 15 dias para tratar de assuntos pessoais, entre 28 de novembro e 12 de dezembro.
Pela Constituição Estadual, o Presidente da Assembleia Legislativa deveria assumir na ausência simultânea do governador e do vice, mas o deputado Marcelo Victor (MDB) declinou, alegando compromissos com atividades parlamentares e partidárias.
Com isso, o comando passa ao Presidente do TJAL, que estará autorizado a despachar, sancionar leis e conduzir a administração estadual até 10 de dezembro.
Durante o período, o Tribunal de Justiça será presidido interinamente pelo vice-presidente da Corte, desembargador Carlos Cavalcanti.
TRAJETÓRIA
Fábio Bittencourt, 56, é formado em Direito pela Ufal e já atuou como procurador do Estado, advogado e juiz em diversas comarcas.
Desembargador desde 2013, foi diretor da Escola da Magistratura, corregedor-geral e, desde fevereiro de 2025, preside o TJAL, função a partir da qual assume agora o governo interino de Alagoas.
