loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 11/12/2025 | Ano | Nº 6116
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Política

Transição

Renan Filho anuncia início da duplicação da BR-104

Ministro dos Transportes diz que sua saída do cargo, prevista para abril, não vai afetar obras em Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Renan Filho disse que Lula prometeu manter no ministério equipe responsável pelos projetos
Renan Filho disse que Lula prometeu manter no ministério equipe responsável pelos projetos | Foto: Diego Campos / Secom - PR

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou ontem, durante o programa Bom Dia, Ministro, do Canal Gov, que sua saída do cargo prevista para abril não irá comprometer o cronograma das principais obras federais em execução em Alagoas. Ele anunciou que a duplicação da BR-104 no estado começa na próxima semana.

Renan Filho destacou que o presidente Lula já iniciou conversas sobre a transição no Ministério dos Transportes e assegurou que a equipe responsável pelos projetos será mantida para dar continuidade ao ritmo de entregas.

A declaração foi dada em resposta à pergunta feita pelo portal Gazetaweb sobre o impacto do calendário eleitoral no andamento de investimentos como a duplicação da BR-101, o Arco Metropolitano de Maceió, a ponte Penedo–Neópolis, o VLT de Arapiraca e a requalificação de rodovias federalizadas.

Renan Filho afirmou que o período pré-eleitoral não representa risco de interrupção dos projetos. “O calendário eleitoral acelera as obras, porque todo mundo tem compromisso com as pessoas. Eu não gostaria de sair do Ministério dos Transportes e isso significar parar essas obras em Alagoas”, afirmou.

Segundo ele, a orientação do presidente Lula é clara: preservar o time técnico que vem conduzindo o maior volume de investimentos em infraestrutura rodoviária do país. “O presidente não quer mudar times completos. Alguns jogadores podem sair, mas a equipe continua. A ordem é manter o ritmo”, garante.

Durante a entrevista, o ministro anunciou um dos próximos marcos do pacote de obras em execução no estado: o início da duplicação da BR-104, no trecho entre Messias e União dos Palmares. Segundo ele, a obra será iniciada “na próxima semana” e é considerada fundamental para fortalecer o desenvolvimento econômico da região.

Renan também reiterou que todas as grandes entregas previstas para 2026 estão preservadas, incluindo a conclusão total da duplicação da BR-101, a implantação do VLT de Arapiraca — que representa um investimento de R$ 300 milhões —, e o avanço do Arco Metropolitano, que vai retirar o fluxo de caminhões de dentro de Maceió.

O ministro ainda revelou que Lula chegou a pedir que ele permanecesse na pasta, mas reafirmou sua disposição de disputar o governo de Alagoas no próximo ano. “De vez em quando, o presidente pede para eu ficar. Mas eu tenho um compromisso muito grande com o povo de Alagoas e com o meu grupo político”, declarou.

Ele destacou que, mesmo retornando ao Senado, seguirá acompanhando a execução das obras. “Vou acelerar enquanto estiver no Ministério e, depois da transição, continuarei ajudando para que tudo seja concluído dentro do prazo.”

Renan Filho também ressaltou que o atual ciclo de investimentos federais tem impacto direto no desenvolvimento econômico do estado. Segundo ele, Alagoas foi o quarto estado que mais cresceu em renda per capita na última década, atrás apenas de unidades da federação fortalecidas pelo agronegócio.

“Essas obras são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento. Precisamos dar continuidade a tudo isso e garantir uma Alagoas melhor para todos nós”, afirmou.

Relacionadas