Diretrizes
Paulo reassume hoje e participa de encontro de secretários de Educação
Evento terá a presença do ministro Camilo Santana, que debaterá com gestores de todo o País


O Governador Paulo Dantas (MDB) recepciona nesta sexta-feira (12) o ministro da Educação, Camilo Santana, em sua primeira agenda pública depois de reassumir o mandato, após um período de licença médica. A 4ª Reunião Ordinária de 2025 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que ocorre no Centro de Convenções do Hotel Ritz, em Maceió.
O encontro reúne todos os secretários estaduais de educação do País para discutir a colaboração federativa e consolidar uma agenda nacional para a Educação Básica.
O objetivo central é avançar em políticas que garantam equidade, qualidade e continuidade nas redes públicas de ensino, em um momento de reconstrução e fortalecimento das políticas educacionais.
Maceió sedia discussões estratégicas sobre formação de professores, gestão das redes estaduais e prioridades da educação brasileira. A programação teve início ontem, com uma solenidade de abertura conduzida pelo presidente do Consed, Zezinho Sobral, e pela secretária de Educação de Alagoas, Roseane Vasconcelos, que destacou a identidade cultural do estado.
Ainda na quinta, gestores e técnicos participaram do II Seminário da FGV sobre aprendizagem e desenvolvimento profissional docente, com foco em políticas baseadas em evidências — pauta considerada essencial para elevar os níveis de desempenho estudantil.
Nesta sexta, Camilo Santana participa de rodada de discussões com os secretários estaduais, etapa decisiva para o alinhamento das diretrizes que impactam milhões de estudantes em todas as regiões do País. O governador Paulo Dantas acompanha as atividades ao lado da secretária Roseane Vasconcelos.
O Consed, fundado em 1986, é reconhecido por promover integração entre as redes estaduais e por articular, junto ao governo federal, a construção das políticas públicas que orientam a Educação Básica.
A cada dois anos, o conselho define a Agenda da Aprendizagem, que organiza prioridades e frentes de trabalho — espaços de cooperação onde gestores e técnicos compartilham soluções e boas práticas.
