Metas
AL vai universalizar ensino integral e ampliar educação profissional até 2026
Governador Paulo Dantas anuncia construção de 57 novas escolas e ampliação de vagas em cursos


O Governador Paulo Dantas anunciou nessa sexta-feira (12) a meta de universalizar o ensino em tempo integral e ampliar a educação profissional no Estado até 2026. O anúncio ocorreu durante a 4ª Reunião Ordinária de 2025 do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), realizado em Maceió, que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
Para cumprir a meta, o governo afirma avançar com a construção de 57 escolas pelo programa Escola do Coração. Segundo Dantas, “24 escolas já estão prontas e outras 20 seguem em obras”, o que, segundo ele, permitirá ampliar a oferta de tempo integral na rede estadual.
Paulo também destacou as parcerias previstas para a expansão do ensino profissionalizante. “Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, vamos promover ações para triplicar o número de vagas para o ensino profissionalizante”, afirmou.
Ele mencionou ainda entendimentos com a iniciativa privada, citando uma rede de supermercados que deve abrir dez novas lojas no Estado: “Isso vai gerar aproximadamente três mil empregos, e vamos fazer as formações e capacitações para esses alunos”, disse.
O Governador mencionou ainda programas estaduais como o Creche Cria, que entregou 80 unidades. Segundo ele, o conjunto de obras do ensino médio representa “o maior volume da história do estado” e deve criar cerca de 57 mil novas vagas. “Isso possibilitará o ensino integral universalizado, um avanço muito grande”, afirmou.
AMPLIAÇÃO
O ministro Camilo Santana reforçou que o governo federal pretende ampliar o modelo de tempo integral em todo o País. “Pegamos o Ministério da Educação com 15% dos alunos matriculados no ensino integral e vamos chegar a quase 25% ao final deste ano”, disse. Para Santana, o modelo é “o maior e melhor que o Brasil precisa universalizar”.
Ele também citou ações federais de alfabetização e combate à evasão escolar. Sobre o Programa Criança Alfabetizada, afirmou que a iniciativa busca evitar “que o analfabetismo na idade mais avançada aconteça”. Santana disse ainda que o Pé de Meia já beneficia mais de 4 milhões de jovens e que “a evasão no ensino médio caiu pela metade”.
A secretária de Educação de Alagoas, Roseane Vasconcelos, apresentou projetos desenvolvidos no Estado, como o Escola 10, referência para o programa federal Pé de Meia.
O presidente do Consed, Zezinho Sobral, destacou o papel estratégico do colegiado. “O Consed é um órgão estratégico. Ouvir o conselho significa ouvir quem está no dia a dia da entrega da educação”, afirmou.
O Consed reúne secretários estaduais de Educação para discutir políticas nacionais e colaboração federativa na educação básica.
