loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 19/12/2025 | Ano | Nº 6122
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Política

Assistência social

AL recebe Prêmio Brasil Sem Fome, concedido pelo MDS

Estado recebeu reconhecimento por liderar a redução da insegurança alimentar no País

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Secretária Kátia Born representou o Paulo Dantas na premiação
Secretária Kátia Born representou o Paulo Dantas na premiação | Foto: Agência Alagoas

Alagoas liderou, em 2024, a redução da insegurança alimentar no País e recebeu, na quarta-feira (17), o Prêmio Brasil Sem Fome, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A premiação ocorreu durante cerimônia no Teatro Nacional, em Brasília.

De acordo com dados apresentados pelo governo estadual, Alagoas foi o estado que registrou a maior queda nos índices de insegurança alimentar no Brasil. Entre 2022 e 2024, a proporção de pessoas em situação de insegurança alimentar grave caiu de 36,7% para 5%, uma redução de 31,7 pontos percentuais. Levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) indica ainda que mais de 400 mil alagoanos deixaram a condição de pobreza no período.

O prêmio foi recebido pela secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, que representou o Governo de Alagoas na solenidade. Segundo o Executivo estadual, o resultado está associado a políticas públicas voltadas ao enfrentamento da fome, como o Cartão Cria, o Programa do Leite, a ampliação dos restaurantes populares, ações de apoio à agricultura familiar e o funcionamento do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional em parceria com os municípios.

Para o Governador Paulo Dantas, o reconhecimento nacional reflete o impacto das medidas adotadas na área social. Ele afirmou que os indicadores apontam uma mudança significativa no cenário da fome e da pobreza no Estado nos últimos anos.

Segundo Kátia Born, o reconhecimento reforça a importância do trabalho intersetorial. “Esse resultado é fruto de planejamento, investimento social e articulação entre governo, municípios e sociedade civil. Alagoas provou que, quando há prioridade política e gestão eficiente, os resultados chegam à população”.

Relacionadas