Aliança
Xi Jinping e Putin reforçam parceria em troca de mensagens de Ano Novo
Líderes afirmaram ontem que coordenação entre os dois países avança para uma nova era


O líder chinês Jinping e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, trocaram mensagens e cumprimentos para o Ano Novo ontem. Em sua mensagem, Xi expressou votos de felicidades a Putin e ao povo russo em nome do governo e do povo chinês.
Líder da China disse que o ano de 2025 marcou um passo concreto na parceria estratégica abrangente de coordenação China-Rússia para uma nova era, lembrando que se encontraram em Pequim e Moscou, respectivamente, nes-te ano, onde trocaram opiniões aprofundadas sobre importantes questões de interesse mútuo.
Observando que 2026 marca o 30º aniversário da parceria estratégica de coordenação entre os dois países e o 25º aniversário da assinatura do Tratado de Boa Vizinhança e Cooperação Amistosa China-Rússia, ele também afirmou que 2026 e 2027 serão designados como os Anos de Educação China-Rússia.
O líder também expressou a disposição de manter estreitas relações com Putin para impulsionar conjuntamente o progresso contínuo nos laços bilaterais na nova era.
Por sua vez, Putin estendeu calorosas felicitações festivas a Xi, desejando felicidade e saúde ao povo chinês.
Putin afirmou que, no último ano, a parceria estratégica abrangente de coordenação entre Rússia e China para uma nova era manteve um bom ritmo de desenvolvimento e alcançou resultados frutíferos.
Recordando seus dois encontros em 2025, Putin disse que eles chegaram a uma série de consensos importantes.
O líder russo afirmou que espera manter uma comunicação estreita com Xi sobre as relações bilaterais e as principais questões internacionais.
