loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 02/01/2026 | Ano | Nº 6131
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Política

Eleições

João Caldas dá sinais de retorno às urnas e intensifica movimentação política

Ex-deputado federal e presidente nacional do DC amplia presença em Alagoas e nas redes sociais

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
De olho nas eleições, ex-deputado João Caldas vem intensificando sua presença nas redes sociais
De olho nas eleições, ex-deputado João Caldas vem intensificando sua presença nas redes sociais | Foto: Divulgação

O ex-deputado federal João Caldas, pai do prefeito de Maceió, JHC (PL), e atual presidente nacional do Democracia Cristã (DC), caminha para um retorno ao cenário eleitoral.

Nos últimos meses, ele tem intensificado agendas pelo Brasil e por municípios alagoanos, oficialmente com o objetivo de reorganizar e fortalecer o partido, mas também com movimentos que indicam uma estratégia clara de reposicionamento junto ao eleitorado.

As viagens, encontros políticos e a presença constante nas redes sociais têm sido interpretadas por aliados como sinais de que João Caldas pretende voltar a disputar um mandato nas eleições de 2026. Embora ainda não tenha anunciado oficialmente qual cargo deverá buscar, o discurso adotado e os gestos públicos reforçam a leitura de que o projeto eleitoral está em construção.

Na virada do ano, João Caldas publicou um vídeo curto gravado na orla de Maceió, desejando boas vibrações para 2026. O detalhe que chamou a atenção foi o boné usado por ele, com a frase “JC vem aí”, interpretada como um recado direto ao meio político. Na legenda da publicação, escreveu: “Que 2026 seja um ano de fé renovada, saúde, trabalho e esperança. Que possamos seguir firmes, com coragem para sonhar, força para lutar e compromisso com as pessoas. Feliz 2026!”. A mensagem, de tom positivo e mobilizador, aumentou as especulações sobre seu retorno às disputas eleitorais.

Poucos dias antes, no fim do ano, João Caldas reuniu amigos, familiares e lideranças políticas em Maceió no chamado “Almoço dos Amigos de JC”. O encontro teve clima de confraternização, mas também foi marcado por diálogo político e troca de ideias. Nas redes sociais, ele destacou o significado do momento.

“Hoje vivi um momento especial, preparado com muito carinho por amigos que a vida me deu. O Almoço dos Amigos de JC foi mais do que um encontro: foi um gesto de amizade, respeito e reconhecimento”, escreveu. “Um momento de diálogo, reencontro e troca de ideias com pessoas que fazem parte da minha trajetória”, completou, em outra postagem.

Ainda segundo João Caldas, encontros como esse fazem parte de um processo mais amplo de reconstrução de relações e fortalecimento de bases. “Acredito que relações sólidas, respeito e convivência constroem caminhos duradouros na vida e na política. Seguimos firmes, com propósito, presença e responsabilidade com Alagoas e o Brasil”, afirmou.

Paralelamente à movimentação pessoal, João Caldas tem conduzido um processo de reestruturação do Democracia Cristã em nível nacional. À frente da sigla desde o ano passado, após assumir a presidência interina com o afastamento de José Maria Eymael, ele estabeleceu como meta reorganizar o partido em até seis meses, ampliando sua presença nos estados e preparando a legenda para as eleições de 2026.
Dentro dessa estratégia, o DC anunciou que pretende disputar todos os cargos eletivos no próximo pleito, inclusive a Presidência da República. O nome escolhido para a corrida presidencial foi o do alagoano Aldo Rebelo, que deixou o MDB e confirmou, pelas redes sociais, que aceitou o desafio. A decisão faz parte do projeto de dar maior visibilidade nacional à legenda e inserir o partido de forma mais ativa no debate político.

João Caldas também tem defendido publicamente o caminho que pretende seguir à frente do DC. “É hora da direita se unir em torno de valores e propósitos”, declarou em uma de suas manifestações. Segundo ele, o partido vive um momento de crescimento. “O Democracia Cristã está crescendo em todo o Brasil, com coragem, fé e compromisso com o futuro da nossa nação”, afirmou, convidando novos filiados a integrarem a legenda.

Advogado e político experiente, João Caldas tem longa trajetória na vida pública. Foi deputado estadual e exerceu três mandatos como deputado federal, construindo uma base política sólida em Alagoas. Atualmente, comanda um partido que ainda não possui representação no Congresso Nacional, mas que recebeu cerca de R$ 3,4 milhões do Fundo Partidário em 2024, recurso que deve sustentar a estratégia de expansão e preparação para 2026.

Relacionadas