Ministério Público
Lean é nomeado pelo Governador e fica à frente do MPAL por mais dois anos
Escolha foi feita a partir de lista tríplice definida em eleição interna; novo mandato começa em abril


O Governador Paulo Dantas nomeou ontem Lean Araújo para o cargo de procurador-geral de Justiça de Alagoas no biênio 2026–2027. A escolha foi feita a partir da lista tríplice definida em eleição interna do Ministério Público de Alagoas (MPAL), realizada em 5 de janeiro. Lean foi o mais votado, com 111 votos. As informações são da Agência Alagoas.
A assinatura do decreto ocorreu no Palácio República dos Palmares e contou com a presença de membros do MP, autoridades do Executivo, do Legislativo e da segurança pública. O novo mandato tem início previsto para o fim de abril de 2026.
Ao formalizar a nomeação, Paulo Dantas afirmou que seguiu o resultado da eleição interna.
“A gente segue, na verdade, a escolha da maioria dos membros do Ministério Público, que deu a maior votação ao procurador-geral Lean Araújo, que se torna procurador-geral pela quinta vez”, afirmou. “Isso diz muito sobre quem é o doutor Lean Araújo, um profissional sério, dedicado, arrojado e corajoso. É um homem que respeita a democracia e a Constituição”.
Na disputa pela lista tríplice, seis candidatos concorreram. Além de Lean, foram indicados Maurício Pitta, com 94 votos, e Isaac Sandes Dias, com 90.
Em breve declaração, Lean destacou a importância do diálogo institucional. “O Ministério Público precisa manter diálogo com os demais poderes”, afirmou. Segundo ele, a recondução amplia a responsabilidade à frente da instituição.
“A partir desse diálogo institucional é possível avançar internamente no Ministério Público de Alagoas, tendo dessa forma uma política interna sólida. Quero crer que essas conquistas internas possam ser revertidas em ações efetivas para a sociedade alagoana”, disse Lean.
“Quando você dirige uma instituição pela primeira vez, isso gera expectativa. Quando você tem a oportunidade de repetir a condução na chefia da instituição, aumenta, obviamente, a responsabilidade. Portanto, o meu compromisso é com os membros do Ministério Público, com os nossos servidores, mas fazendo com que todos tenham consciência da importância de bem servir a sociedade alagoana”.
TRAJETÓRIA
Integrante do MPAL desde 1988, Lean Araújo já atuou em promotorias da capital e do interior e ocupou cargos na administração superior do órgão. Durante gestões anteriores, houve reforço na estrutura administrativa, investimentos em áreas de investigação, ampliação da capacitação interna e expansão da estrutura física do Ministério Público no interior do Estado.
A cerimônia reuniu, entre outras autoridades, o Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, o deputado José Wanderley Neto, o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, secretários de Estado e membros do Colégio de Procuradores de Justiça.
