Congresso
Feira dos Municípios vai debater desafios da gestão pública em Maceió
A partir do dia 22, evento reunirá especialistas em comunicação, cultura e desenvolvimento municipal


De 22 a 25 de janeiro, Maceió se torna palco de um dos maiores encontros de conhecimento e diálogo sobre desenvolvimento municipal com a 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo, no Centro de Convenções Ruth Cardoso.
A programação inclui palestras de nomes de destaque nacional que prometem inspirar gestores públicos, comunicadores e o público em geral a pensar soluções para os desafios dos municípios.
Entre as presenças confirmadas está a da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do historiador, escritor e professor Leandro Karnal, um dos intelectuais mais conhecidos do Brasil, autor de diversos livros e palestrante requisitado que traduz temas complexos – como filosofia, história e comportamento – em linguagem acessível ao grande público. Karnal acumula décadas de experiência acadêmica e presença em programas de televisão e rádio, sendo um dos principais pensadores contemporâneos do País.
Também marcada para participar está a advogada, professora e comunicadora Gabriela Prioli, figura conhecida pelo seu trabalho como comentarista política e apresentadora de televisão. Gabriela tem experiência no debate público sobre temas jurídicos e sociais e leva sua perspectiva crítica sobre a sociedade para eventos de grande impacto, conectando temas complexos com um público amplo.
A Feira dos Municípios também terá a presença do poeta, cordelista e palestrante Bráulio Bessa, um dos principais nomes da literatura popular brasileira contemporânea. Natural do interior do Ceará, Bessa se tornou conhecido nacionalmente por suas declamações poéticas que resgatam e valorizam a cultura nordestina e o cordel, tendo conquistado milhões de visualizações nas redes sociais e espaço em programas de TV. Sua abordagem singular une cultura, identidade regional e mensagens de motivação e reflexão.
O evento amplia ainda sua programação com especialistas em comunicação pública e política, incluindo Marcolino Joe, que irá discutir o impacto da inteligência artificial nas práticas comunicacionais; PV Bispo, responsável por estratégias digitais que elevaram o perfil da comunicação institucional de Salvador; e Helito Honorato, que trará cases de marketing político digital estratégico. Esses painéis têm o objetivo de fortalecer as capacidades de comunicação de gestores e profissionais do setor diante das transformações tecnológicas e sociais dos últimos anos.
FEIRA
Paralelamente ao congresso, a Feira dos Municípios valoriza a cultura, a gastronomia e a identidade dos territórios, com estandes de municípios alagoanos, apresentações artísticas e atividades abertas ao público, promovendo o intercâmbio entre regiões e a valorização dos potenciais locais.
O evento é promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio do Governo de Alagoas, Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae, Sesi, Senai e apoio de instituições como Abrasel e Conisul. As inscrições para o Congresso continuam abertas pelo site oficial da Feira dos Municípios Alagoanos.
