Reconhecimento
Autoridades de AL são homenageadas com a Comenda Ministra Marluce Caldas
Evento reuniu nomes do cenário político e jurídico alagoano e nacional, como o ministro do STJ Humberto Martins


A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Comissão de Alagoas, homenageou, na noite de ontem, autoridades da Justiça e do mundo político com a Comenda Ministra Marluce Caldas. Entre os homenageados, estão o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, dez mulheres que já ocuparam a presidência da entidade em Alagoas, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL), Vagner Paes.
A solenidade foi realizada na sede da OAB-AL, em Maceió, e contou com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito de Maceió, JHC, a senadora Eudócia Caldas, o Presidente da Assembleia Legislativa Estadual, deputado Marcelo Victor, o Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, e a juíza Fátima Pirauá, da 28ª Vara Cível da Infância e Juventude.
Durante a solenidade, Martins exaltou o perfil humano e firme de Marluce Caldas. “Fico duplamente homenageado. Primeiro, por receber a comenda de uma ministra do STJ, uma mulher guerreira, de coragem destemida e de notável saber jurídico, que possui decisões firmes sem perder a humanidade”, disse Martins. “Segundo, por receber essa homenagem das mulheres da carreira jurídica, mulheres alagoanas bravas, que representam muito bem a coragem da mulher de Alagoas”.
A honraria é concedida a personalidades que se destacam pela relevante contribuição ao Direito, à Justiça e à sociedade. Emocionada, Marluce destacou o simbolismo pessoal, institucional e histórico da homenagem.
“Para mim, são três dimensões. A primeira é pessoal: um reconhecimento, uma alegria e uma satisfação muito grandes. A segunda é institucional, porque é uma comenda que me enobrece por ter pertencido ao Ministério Público de Alagoas durante quase quatro décadas e por ser concedida pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica. A terceira dimensão é o simbolismo do pioneirismo de estar entre as primeiras mulheres no STJ, representando a mulher nordestina chegando ao tribunal. Essa comenda começa a mostrar que o Poder Judiciário tem rosto de mulher”, declarou.
Presente à solenidade, o prefeito de Maceió, JHC, falou da importância do reconhecimento às personalidades do meio jurídico. “Ficamos muito felizes em participar deste evento que presta uma homenagem simbólica àqueles que transformaram a sociedade tendo a Justiça como caminho”, afirmou.
EMPODERAMENTO
A presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica em Alagoas, Josefa Amorim, disse que a comenda surge no momento em que Marluce se torna ministra do STJ, empoderando mulheres. “Nada mais justo do que homenagear homens e mulheres que trabalham e trabalharam em defesa das mulheres”.
Também homenageado, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, afirmou que as mulheres estão ocupando cada vez mais espaços, em todas as áreas, por mérito, trabalho e capacidade de superar obstáculos.
As ex-presidentes da ABMCJ agraciadas com a comenda foram: Marilma Torres Gouveia de Oliveira; Solange Bentes Jurema; Fátima Pirauá; Carmen Dolores Pontes Lima Bomfim; Eunice Nonô; Marly Granjeiro de França;
Maristela Barbosa Sampaio; Eloína Maria Braz dos Santos; Josefa Amorim de Barros; Luciana Rodrigues Barreto Pontes de Mendonça.
