Gestão pública
Feira dos Municípios reúne gestores de todo o País em Maceió
Abertura do evento foi realizada ontem e contou com palestra da ministra da Cultura, Margareth Menezes


Teve início ontem a 13ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. Considerado o maior encontro municipalista do Brasil, o evento reúne mais de 5 mil inscritos de 18 estados e mobiliza gestores públicos, técnicos, autoridades e a população em geral.
A programação começou às 9h com o Congresso, enquanto a cerimônia oficial de abertura ocorreu às 17h e foi marcada pela palestra da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que abordou investimentos no setor cultural, sua trajetória pessoal e a retomada da Conferência Nacional de Cultura após uma década.
“Nós conseguimos fazer a quarta Conferência Nacional de Cultura. Havia 10 anos que não acontecia a conferência”, afirmou a ministra durante a palestra.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, destacou a grande movimentação desde as primeiras horas do evento.
“A movimentação está muito boa desde a manhã. A gente fica com o sentimento de dever cumprido, porque isso vai ajudar os gestores e prefeitos a entregarem um serviço público de qualidade, que é o que mais interessa”, disse.
Ele ainda afirmou que a feira é um espaço estratégico para o fortalecimento da gestão pública. “É uma amplitude gigantesca. São palestras técnicas que vão favorecer a execução da política pública lá na ponta e interferir diretamente na qualidade do serviço público. Isso é importante para o cidadão alagoano e brasileiro”.
PROGRAMAÇÃO
Com programação até domingo (25), a Feira conta com shows, debates, atividades comerciais e até uma corrida. Aberto ao público, o evento reúne 140 estandes com temáticas diversas, representando os municípios alagoanos nas áreas de artesanato, turismo, gastronomia, produtos locais e inovação.
Entre os convidados, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, ressaltou a importância da iniciativa para o Estado.
“A Feira dos Municípios é um evento importantíssimo, porque difunde nossa cultura, nossas belezas, nossa culinária e tudo o que há de bom nos municípios alagoanos”, afirmou.
O Congresso tem como foco a capacitação e a atualização profissional de gestores públicos, como prefeitos, secretários, servidores técnicos e especialistas, promovendo o diálogo e a troca de experiências para a construção de soluções conjuntas voltadas ao desenvolvimento municipal.
Ainda pela manhã, antes da abertura oficial, foram realizadas palestras sobre comunicação, educação e captação de recursos, além de minicursos e mesas de diálogo.
A entrada é gratuita, mas a organização sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa Mesa Brasil Sesc, rede de combate à fome e ao desperdício que atende instituições sociais em todo o Estado.
* Sob supervisão da Editoria
