Municípios
Transformação digital no SUS é destaque no segundo dia do Congresso da AMA
Secretária de Informação e Saúde Digital do MS, Ana Estela Haddad, falou sobre programa que amplia acesso aos serviços
Gestores públicos e profissionais da saúde foram incentivados a modernizar a gestão da saúde municipal aliando dados, segurança jurídica e tecnologia durante o segundo dia do Eixo Saúde no Congresso dos Municípios Alagoanos, nessa sexta-feira (23), que ocorre em paralelo a 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso Expo, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá.
O grande destaque foi a palestra “SUS Digital na Prática: como a transformação digital pode reduzir custos e ampliar o acesso nos municípios”, ministrada pela secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad.
Ana apresentou o programa SUS Digital, iniciativa do Ministério da Saúde que conta com a adesão de todos os 5.570 municípios brasileiros e visa ao aumento do acesso da população aos serviços de saúde, à redução de filas e à otimização da gestão pública.
“Não é qualquer transformação digital, porque, se não for bem planejada, ela pode até gerar mais desigualdade e desequilíbrio. Então, estamos realizando esse apoio aos municípios centrado nas necessidades dos pacientes e nos princípios do SUS”, explicou.
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara
Com o avanço do Prontuário Eletrônico e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o cidadão conquista uma plataforma única que garante cuidado contínuo, seguro, humanizado e independente da região onde esteja, enquanto que o gestor terá informações estratégicas para integrar a telessaúde e a inovação tecnológica no cotidiano da saúde pública, para realizar um atendimento mais eficiente. “Devemos fazer o uso crítico da tecnologia: entender como ela funciona e usá-la a nosso favor e a favor dos princípios do SUS, para melhorar o acesso”, enfatizou.
A programação também envolveu uma palestra sobre a abordagem clínica da retinopatia diabética, com o oftalmologista Bruno Nobre
AUDITORIA.
No campo da governança, o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) debateu o Sistema Integrado de Auditoria Pública (SIAP). A ferramenta, que simplifica o envio de dados e melhora o acompanhamento das finanças públicas, foi apresentada pelo diretor de coordenação técnica do TCE-AL, Ercole Silva. Sobre segurança da informação e gestão financeira, o especialista em transformação digital Luiz Reis proferiu a palestra “Da vulnerabilidade à excelência: construindo maturidade digital e segurança da informação no SUS”.
O secretário municipal de Saúde de Feliz Deserto, José Derival, afirmou estar satisfeito com o evento e destacou que outros cinco servidores de sua pasta participam das atividades. “Os palestrantes são ótimos e os temas abordados são muito atuais, em especial o uso da inteligência artificial e a transformação digital, que é um caminho que deve ser trilhado”, contou.
O dia foi encerrado com os palestrantes Guayra Almeida, Maria Augusta dos Santos e Euson Fireman, que falaram sobre “Como transformar emendas parlamentares da saúde em resultados concretos sem risco de irregularidades” e conduziram a “Oficina prática de emendas: do cadastramento à prestação de contas”.