Deputados
Assembleia Legislativa retoma as sessões ordinárias depois do carnaval

A retomada dos trabalhos legislativos em Alagoas já tem datas definidas e ocorre em um contexto marcado pelo calendário eleitoral, por disputas orçamentárias e por articulações políticas.
Na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o fim do recesso parlamentar está previsto para o dia 15 de fevereiro. No entanto, como a data coincide com o domingo de carnaval, as sessões ordinárias do primeiro semestre de 2026 devem ter início no dia 18. A informação foi divulgada pela Assessoria de Comunicação do Legislativo estadual.
Apesar da definição da data, ainda não há confirmação da Ordem do Dia da primeira sessão. Nos bastidores, porém, a expectativa é de que os trabalhos do semestre sejam fortemente influenciados pela tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), considerada a principal matéria do ano legislativo.
Segundo a assessoria do presidente da Casa, deputado Marcelo Victor (MDB), a LDO estabelece metas fiscais, prioridades de gastos e as diretrizes para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do Estado para 2027.
Tradicionalmente, o projeto da PLOA é encaminhado pelo Executivo à Assembleia após o dia 15 de setembro, e os parlamentares têm até 15 de dezembro para analisá-lo e votá-lo.
CLIMA ELEITORAL
O semestre também será marcado pelo clima eleitoral. Dos 27 deputados estaduais, pelo menos 24 já manifestaram intenção de disputar a reeleição, enquanto três ainda avaliam se concorrem ou se optam por apoiar aliados ou familiares.
Em um ano de eleições gerais, quando cerca de 2,4 milhões de eleitores alagoanos vão às urnas para escolher o Presidente da República, o Governador, dois senadores, nove deputados federais e 27 deputados estaduais, o ritmo dos trabalhos tende a ser diretamente impactado pelas campanhas.
Regimentalmente, no primeiro semestre, as sessões da Assembleia ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras.
Já no segundo semestre, tradicionalmente mais esvaziado em razão do período eleitoral, o regimento prevê apenas duas sessões semanais, às terças e quartas-feiras, o que costuma reduzir o volume de debates e votações em plenário.
Na Câmara Municipal de Maceió, o cenário também indica movimentação. O regimento interno da Casa prevê a retomada dos trabalhos ordinários no dia 3 de fevereiro, uma terça-feira.
