loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Sessão tensa

Câmara rejeita contas de Rui referentes a sua gestão como prefeito

Vereador afirma que julgamento foi político e diz que vai judicializar a questão; Casa também aprovou Orçamento 2026

Ouvir
Compartilhar
Sessão extraordinária votou contas de Rui e Orçamento de 2026
Sessão extraordinária votou contas de Rui e Orçamento de 2026 | Foto: Dicom CMM

A Câmara Municipal de Maceió viveu ontem uma sessão tensa ao rejeitar, por margem apertada, as contas do ex-prefeito e atual vereador Rui Palmeira (PSD) relativas ao exercício de 2019. O debate se estendeu por cerca de cinco horas e foi marcado por disputas de narrativas, acusações políticas e intensa movimentação de bastidores.

Participaram da votação 27 vereadores. Em segunda discussão, o parecer pela rejeição das contas obteve 14 votos favoráveis, nove contrários e duas abstenções regimentais. A votação foi secreta, realizada por meio eletrônico, e não resultou na perda do mandato de Rui Palmeira, uma vez que a decisão se refere ao período em que ele exerceu o cargo de prefeito.

O parecer aprovado, de autoria do relator Neto Andrade (PL), apontou supostas “pedaladas fiscais” e irregularidades na aplicação de recursos destinados à educação, além de possíveis violações à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em sua defesa, Rui Palmeira citou documentos do Ministério da Educação que, segundo ele, comprovam a aplicação de mais de 25% do orçamento municipal na área educacional em 2019.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

O ex-prefeito afirmou que nem o Tribunal de Contas nem o Ministério Público Estadual haviam questionado suas contas até então e classificou o julgamento como político, acusando o prefeito JHC (PL) de articular a rejeição. Ao final, anunciou que vai judicializar a decisão e reiterou a intenção de disputar as eleições gerais de outubro.

O presidente da Câmara, vereador Chico Filho (PL), rebateu as críticas, disse respeitar o posicionamento do colega da oposição e afirmou que o processo tramitou regularmente por três meses na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, com garantia do amplo direito de defesa.

A decisão do plenário e o parecer da comissão serão encaminhados ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público, que poderão instaurar procedimento visando à inelegibilidade de Rui Palmeira por até oito anos.

ORÇAMENTO

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do município, com 198 emendas impositivas voltadas a obras e benfeitorias.

Também foram aprovadas emendas de impacto político e financeiro, entre elas a assinada por 25 parlamentares, que elevou o duodécimo da Câmara para R$ 140 milhões, um acréscimo de R$ 15 milhões em relação ao valor previsto para 2025.

Relacionadas