Educação
Prefeitura levará 25 estudantes para intercâmbio na Inglaterra
Alunos selecionados se encontraram com a 1ª-dama, Marina Candia


A Prefeitura de Maceió lançou o primeiro programa de intercâmbio internacional voltado a estudantes da rede municipal de ensino. Batizada de “Maceió Abraça o Mundo”, a iniciativa selecionou 25 alunos de 15 escolas para uma viagem a Londres, na Inglaterra, onde participarão de atividades de imersão na língua inglesa e na cultura local.
O resultado final do processo seletivo foi publicado esta semana em edição extraordinária do Diário Oficial do Município. A viagem está prevista para ocorrer entre 21 de fevereiro e 3 de março de 2026.
De acordo com a Prefeitura, o programa tem como objetivo ampliar a formação dos estudantes por meio do contato direto com o idioma inglês e experiências educacionais em ambiente internacional.
Os alunos selecionados participaram de um encontro com a primeira-dama de Maceió, Marina Candia. “A ideia é contemplar esses alunos, que são destaques na rede municipal. É uma forma de incentivar os outros alunos a, também, terem um bom desempenho. Tudo foi pensado para vê-los muito felizes e prontos pra conhecer o mundo. É um impacto muito grande na vida deles, tanto acadêmica como profissional. Eles vão conhecer a universidade mais antiga do mundo, viver experiências com a língua inglesa e com a cultura”, afirmou Marina.
A gestão municipal avalia que a iniciativa pode servir como estímulo ao desempenho acadêmico na rede pública.
O secretário municipal de Educação, Luiz Rogério, informou que o intercâmbio integra um conjunto de ações voltadas à ampliação do ensino de línguas estrangeiras na rede municipal. Segundo ele, está prevista para fevereiro a abertura da primeira escola pública municipal bilíngue da capital.
PROCESSO SELETIVO
A seleção dos estudantes ocorreu em duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório. Na primeira fase, cada escola da rede municipal indicou até quatro alunos que atendessem aos critérios estabelecidos em edital, entre eles estar matriculado nos anos finais do ensino fundamental em 2026 – ou ter concluído o 9º ano em 2025 como aluno destaque –, ter no mínimo 12 anos completos até a data da viagem e frequência escolar mínima de 75% no ano letivo de 2025.
A segunda etapa foi realizada no dia 19 de janeiro, na Escola Municipal Nosso Lar I, e consistiu em uma prova objetiva destinada a avaliar o nível de proficiência em língua inglesa dos candidatos habilitados na fase inicial.
