Intercâmbio
Alagoas e Portugal fortalecem cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação
Missão Acadêmico-Científica segue até o dia 13 deste mês


A missão institucional do governo de Alagoas em Portugal incluiu, nessa terça-feira (10), reuniões na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e na Agência Nacional de Inovação (ANI), em Lisboa.
Os encontros tiveram como foco a ampliação de parcerias para intercâmbio científico e programas de mobilidade voltados a estudantes e professores das instituições públicas de ensino superior do estado.
A missão é articulada pelas secretarias de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e integra uma estratégia do governo estadual para fortalecer a atuação das universidades públicas alagoanas.
Pela manhã, na sede da FCT, localizada no Taguspark – Cidade do Conhecimento, a comitiva teve acesso a informações sobre o modelo português de financiamento à pesquisa, com destaque para políticas de bolsas e iniciativas de mobilidade científica.
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo, afirmou que a aproximação com instituições portuguesas pode ampliar oportunidades para os seis campi da universidade. Segundo ele, a Uneal mantém 43 cursos e atua em regiões que atendem comunidades indígenas e quilombolas no interior do Estado.
No período da tarde, os representantes alagoanos estiveram na Agência Nacional de Inovação (ANI), onde discutiram mecanismos de transferência de tecnologia entre universidades e o setor produtivo.
De acordo com o secretário de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, a participação conjunta de órgãos e instituições como Serfi, Secti, Uneal, Uncisal, Fapeal, Ifal e Ufal busca alinhar ações do poder público com a produção científica e acadêmica.
A Missão Acadêmico-Científica de Alagoas a Portugal segue até o dia 13 deste mês.
