Ministério Público
Lean Araújo é eleito presidente do Grupo Nacional de Defesa da Educação do CNPG
Procurador diz que prioridade é fortalecer articulação dos ramos do MP


O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Lean Araújo, foi eleito presidente do Grupo Nacional de Defesa da Educação, vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). A escolha ocorreu na terça-feira (10), durante a primeira reunião ordinária de 2026 do colegiado, realizada no escritório de representação do Ministério Público da Bahia, em Brasília.
A eleição ocorreu no mesmo encontro que aprovou a reestruturação interna do CNPG. A nova organização passou a dividir a atuação do conselho em quatro eixos temáticos transversais: Assuntos Institucionais; Direitos Humanos; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Defesa do Consumidor; e Segurança Pública. A proposta, segundo o colegiado, é integrar áreas e uniformizar estratégias em âmbito nacional.
Também na reunião, o promotor de Justiça Lucas Saschida, coordenador do Núcleo de Defesa da Educação do Ministério Público de Alagoas (MPAL), foi escolhido para secretariar o grupo.
O Grupo Nacional de Defesa da Educação reúne representantes dos Ministérios Públicos estaduais e da União para discutir políticas públicas, acompanhar a aplicação de recursos e buscar alinhamento institucional em temas relacionados ao direito à educação.
Ao comentar a eleição, Lean Araújo afirmou que a prioridade será fortalecer a articulação entre os ramos do Ministério Público.
“O grupo fará essa articulação entre todos os Ministérios Públicos na defesa do direito à educação. O caminho passa pela construção de entendimentos comuns e pela interlocução com órgãos nacionais, como o Ministério da Educação”, declarou.
