loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Julgamento

TRE analisa recurso contra chapa do PDT por fraude à cota de gênero em Maceió por fraude à cota de gênero em Maceió

Após decisão favorável à defesa em primeira instância, processo retorna ao tribunal com parecer do Ministério Público Eleitoral pela cassação dos votos da legenda

Ouvir
Compartilhar

DIVULGAÇÃO

Recurso pode impactar diretamente o mandato de Aldo Loureiro
Recurso pode impactar diretamente o mandato de Aldo Loureiro

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) deverá analisar um recurso que pede a cassação da chapa do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Maceió por suposta fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. O caso ganhou novo capítulo após parecer do Ministério Público Eleitoral favorável à anulação dos votos da legenda, o que pode impactar diretamente o mandato do vereador Aldo Loureiro.

O processo tramita como recurso eleitoral depois que a ação foi considerada improcedente em primeira instância. Na decisão inicial, a Justiça Eleitoral entendeu que não havia elementos suficientes para comprovar irregularidade na formação da chapa do partido.

A ação foi proposta pelo ex-vereador João Catunda, do Progressistas (PP), que questiona a regularidade da candidatura de uma mulher apresentada pelo PDT para cumprir o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas exigido pela legislação eleitoral.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Segundo a acusação, a candidatura de Francisca Ferreira de Araújo teria sido registrada apenas para atender formalmente à cota de gênero, sem efetiva participação na disputa. Entre os indícios apontados estão a votação reduzida — apenas 14 votos —, a criação de perfil de campanha a poucos dias da eleição e a ausência de atividades consideradas compatíveis com uma campanha eleitoral.

No parecer enviado ao tribunal, o Ministério Público Eleitoral afirmou que o conjunto de elementos analisados pode caracterizar fraude à cota de gênero, entendimento baseado na Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, o Ministério Público opinou pelo parcial provimento do recurso.

Se o plenário do TRE-AL acompanhar o parecer, poderá ocorrer a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do PDT em Maceió, com a anulação dos votos recebidos pela legenda e o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Nesse cenário, todos os candidatos eleitos pelo partido seriam atingidos, incluindo o vereador Aldo Loureiro.

O julgamento do recurso chegou a ser incluído na pauta do tribunal, mas foi retirado para reanálise dos autos por determinação do relator. Até o momento, não há nova data definida para a apreciação do caso pelo colegiado.

A defesa do PDT sustenta que a candidatura questionada teve movimentação financeira e fez atos de campanha, argumentando ainda que uma votação pequena não é suficiente, por si só, para caracterizar fraude eleitoral.

Caso a Justiça Eleitoral reconheça irregularidade e determine a anulação dos votos do partido, haverá nova recontagem dos quocientes, o que pode alterar a composição da Câmara Municipal de Maceió. Nesse cenário, João Catunda, primeiro suplente do PP, poderia assumir uma vaga no Legislativo municipal.

Relacionadas