loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 05/08/2026 | Ano | Nº 6282
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Desincompatibilização

Governo conclui mudanças na equipe com saída de 18 ministros

Ouvir
Compartilhar

O governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concluiu as mudanças previstas com a saída de ministros que disputarão as eleições deste ano e, ao todo, exonerou 17 auxiliares que chefiavam quase metade das pastas da Esplanada dos Ministérios.

Com exceção do desligamento do ex-ministro Fernando Haddad, ocorrido em 20 de março, todas as demais saídas foram oficializadas nos últimos dias por meio do Diário Oficial da União (DOU).

No total, foram 18 mudanças ministeriais, já que o então titular da Pesca e Aquicultura, André de Paula, foi remanejado para o Ministério da Agricultura e Pecuária, sucedendo Carlos Fávaro.

De acordo com a legislação eleitoral, autoridades que desejam disputar cargos diferentes daqueles que ocupam devem deixar o posto até seis meses antes do pleito. O processo, chamado de desincompatibilização, se encerra neste sábado (4).

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

REUNIÃO

Na última terça-feira (31), Lula comandou uma reunião ministerial com os auxiliares que deixam o governo e seus substitutos. Ministros que não participarão da corrida eleitoral também estiveram presentes.

Na ocasião, o Presidente pediu aos novos titulares que deem continuidade ao trabalho desenvolvido desde o início da gestão.

O petista ponderou que não é momento de “inventar” novos programas, mas de concluir entregas e garantir que a “máquina siga funcionando”. As exonerações e nomeações começaram a ser oficializadas após o encontro.

Apesar disso, ainda não há definição oficial para os comandos de algumas pastas, como a de Relações Institucionais, deixada por Gleisi Hoffmann; a de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, ocupada por Geraldo Alckmin; e a de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, comandada por Márcio França.

Ministros que eram cotados para deixar o governo, como o da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, decidiram adiar os planos eleitorais e permanecer nos cargos.

Relacionadas