loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Deficiência

Câmara e Defensoria cobram regularização na coleta de lixo

Empresas dizem operar com apenas 50% da frota por causa do atraso nos pagamentos dos contratos com o município

Ouvir
Compartilhar
População tem reclamado da coleta de lixo em Maceió
População tem reclamado da coleta de lixo em Maceió | Foto: Bárbara Wanderley/Ascom Alurb

A coleta de lixo e a limpeza urbana irregulares, sobretudo nas áreas mais populosas e vulneráveis de Maceió, permanecem no centro das preocupações da população e do debate político, mesmo após a retomada dos serviços. As empresas Viambiental e Naturalle, responsáveis pela coleta de resíduos sólidos na capital, informaram aos vereadores que operam com apenas 50% da frota de caminhões coletores-compactadores.

Embora as prestadoras garantam que os serviços continuam em funcionamento, moradores de áreas populosas relatam atrasos frequentes, acúmulo de lixo nas vias públicas e aumento da proliferação de ratos, insetos e outros vetores de doenças. A Defensoria Pública Estadual também está acompanhando o caso.

O impasse está diretamente relacionado aos atrasos nos pagamentos dos contratos mantidos com a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana. Segundo informações repassadas pelas empresas aos vereadores da Câmara Municipal, foi efetuado recentemente um pagamento parcial de aproximadamente R$ 2 milhões, correspondente aos valores da primeira quinzena de março.

Os vereadores reconhecem que o repasse não foi suficiente para quitar os débitos acumulados e alertam que a situação financeira das empresas continua comprometendo a plena normalização dos serviços prestados à população.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

A preocupação aumentou após a cidade enfrentar cerca de 15 dias de paralisação na coleta de resíduos sólidos, período em que o lixo se acumulou em praticamente todos os bairros da capital. Mesmo com a retomada das atividades, lideranças comunitárias afirmam que regiões como Benedito Bentes, Antares, bairros da zona sul e do extremo litoral norte continuam registrando redução na frequência da coleta. O cenário evidencia a fragilidade de um serviço essencial, com impacto direto sobre a saúde pública.

A insatisfação ultrapassou os limites da oposição e alcançou integrantes da própria base de apoio do prefeito Rodrigo Cunha (Podemos). O vereador Brivaldo Marques (PL) afirmou que continua recebendo reclamações dos moradores e cobrou providências urgentes para garantir a regularidade dos serviços. Já o primeiro-secretário da Câmara, vereador Galba Neto (PL), destacou que o Legislativo aprovou requerimento de sua autoria solicitando informações detalhadas sobre os contratos da limpeza urbana, os pagamentos efetuados, a situação financeira das empresas contratadas e o valor exato da dívida existente.

Enquanto o vice-líder do governo na Câmara, vereador David Empregos (UP), sustenta que a coleta de lixo continua sendo realizada em todos os bairros da cidade, outros parlamentares admitem que os problemas persistem. O vereador Tácio Melo (PSD) revelou que, após reuniões com representantes da Prefeitura e das empresas, foi informado de que apenas parte dos débitos foi quitada. Segundo ele, além de os caminhões compactadores operarem com capacidade reduzida, os veículos destinados à retirada de podas permanecem parados desde janeiro por falta de pagamento.

O líder do PL na Câmara, Siderlane Mendonça, reconheceu os problemas, mas também chamou a atenção da população para o descarte irregular de resíduos em diversos bairros da capital. “A limpeza pública é tarefa da prefeitura, mas a população também precisa contribuir, evitando o descarte irregular de lixo”, afirmou. O parlamentar anunciou uma ação comunitária de limpeza nas principais vias do Benedito Bentes nesta sexta-feira (6) e defendeu uma maior participação da população na preservação dos espaços públicos.

Os parlamentares acreditam que, na próxima semana, a prefeitura terá regularizado os pagamentos aos prestadores de serviço e que a coleta estará normalizada em toda a cidade.

Relacionadas