loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 04/10/2026 | Ano | Nº 6325
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Onde houver trevas

Igreja celebra os 800 anos da morte de Francisco de Assis abrindo suas relíquias para visitação

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem Onde houver trevas
| Foto: Reprodução/Caravaggio (C.1595)

Ele desejou se despojar de tudo. Tinha amado a pobreza. Agora, sentindo o fim, solicitou ser colocado no chão frio em pleno outono da Úmbria. A capela testemunhou o corpo débil de 44 anos, magro, olhos cauterizados com ferro quente para tratar o tracoma, com estômago debilitado por jejuns intensos. Talvez estivesse sofrendo efeitos de malária malcurada. O corpo estava inchado. Fígado e baço falhavam.

Os estigmas que Francisco lutara para esconder desde a visão no Monte Alverne estavam bem expostos na agonia. Pediu que lessem a cena do lava-pés de Jesus na Última Ceia, no Evangelho de João. Seu círculo mais próximo entoou o Cântico das Criaturas, ao qual o “poverello” tinha acrescentado uma estrofe saudando a Irmã Morte.

Ele mantinha notável serenidade diante das dores físicas e do fim próximo. Dado humano: pediu alguns panos de sepultamento e biscoitos de amêndoa a sua amiga, a nobre Jacoba de Settesoli. Antes que a mensagem fosse despachada para a rica dama, ela apareceu trazendo o pedido, algo considerado o último milagre dele em vida. Os irmãos cantaram o Salmo 142 (na numeração da Vulgata, 141). Assim ele completou o “transitus” (trânsito) para sua Páscoa eterna.

Era o fim do dia 3 de outubro de 1226. Há 800 anos, falecia São Francisco de Assis. A festa oficial, como era costume, ficou para o dia seguinte. Ao redor da modesta capela da Porciúncula, foi construída a imensa basílica de Santa Maria dos Anjos.

Shorts Youtube
Play
Alfredo Gaspar encerra agenda de campanha com caminhada pelo Jaraguá

Alfredo Gaspar encerra agenda de campanha com caminhada pelo Jaraguá

Play
Renan Filho promete “governo sério e honesto” na última agenda de campanha

Renan Filho promete “governo sério e honesto” na última agenda de campanha

Play
Renan Filho comenta Quaest, critica pesquisa anterior e volta a projetar vitória

Renan Filho comenta Quaest, critica pesquisa anterior e volta a projetar vitória

Play
Renan Filho encerra campanha em Maceió e afirma: “Amanhã vamos ganhar a eleição”

Renan Filho encerra campanha em Maceió e afirma: “Amanhã vamos ganhar a eleição”

Play
Ao encerrar campanha no Benedito Bentes, JHC relembra início da sua trajetória

Ao encerrar campanha no Benedito Bentes, JHC relembra início da sua trajetória

Há um paradoxo que o santo encarnou como poucos: o homem que renunciou a tudo virou relíquia. De 22 de fevereiro a 22 de março de 2026, a Basílica de São Francisco, em Assis, abriu pela primeira vez, de forma prolongada, os restos mortais do santo ao público. Imagine o que ele diria. Provavelmente, nada. Francisco era mestre do silêncio e do gesto.

A Igreja celebra os 800 anos de sua morte com um Ano Santo Franciscano. Uma data redonda convoca cerimônias, e cerimônias evocam corpos. Quase 400 mil pessoas reservaram vaga para ver as relíquias; 80% são italianas, mas há brasileiros, americanos, croatas, eslovacos e franceses na fila da fé. A peregrinação é antiga. O que muda é o protagonismo da imagem: vivemos a época em que até a santidade precisa ser fotografada.

Francisco renunciou ao sobrenome e ao patrimônio. Abraçou o que se chamava então de “leprosos”. Teria conversado e amansado um lobo em Gubbio. Pregou aos pássaros. Escreveu (ou ditou) o Cântico das Criaturas quando já estava doente e exausto. E agora, em pleno século 21, seus ossos são objeto de contemplação global. Há algo de profundamente franciscano e, ao mesmo tempo, de absolutamente antifranciscano nesse espetáculo. A hagiografia sempre foi uma arte do contraste.

O túmulo foi redescoberto em escavações de 1818, e os restos haviam sido exibidos apenas uma vez, em 1978, por um único dia, para um grupo restrito. A escala é tudo no nosso tempo. Ele, que caminhava descalço, teria estranhado a logística digital dos agendamentos. Ou talvez não: sabia, melhor que ninguém, que o Evangelho se move por multidões.

Há ainda outro dado recente que escapa ao noticiário turístico. Em 2022, o historiador e frade capuchinho polonês Aleksander Horowski apresentou, na revista Frate Francesco, uma oração inédita atribuída ao santo, encontrada no Arquivo Histórico Nacional de Madri. Era uma invocação, atualíssima, à paz. Os textos litúrgicos eram, para Francisco, a matéria-prima da oração pessoal. Ele rezava com os outros e a partir dos outros. A santidade, ali, não se constrói no isolamento, mas na comunhão com a comunidade.

O século 13 produziu um homem que amava a pobreza como se fosse uma noiva. O século 21 produz peregrinos que agendam online a visita ao seu esqueleto. Entre uma coisa e outra, oitocentos anos de Ocidente, de cruzadas, de capitalismo, de encíclicas, de um papa argentino que adotou seu nome e morreu em 2025. A história é essa trança improvável entre o santo que queria desaparecer e a instituição que insiste em mostrá-lo.

Francisco venceu. Não do jeito que a lógica deste mundo entende vencer. Venceu porque ainda incomoda. Venceu porque seu corpo, mesmo reduzido a ossos, faz o peregrino parar, silenciar, talvez chorar. Num tempo em que tudo se consome em segundos, um esqueleto medieval detém o olhar.

Estudei em colégio franciscano, o São José, de São Leopoldo. Criança, emocionei-me com o filme Irmão Sol, Irmã Lua (Franco Zeffirelli, 1972), a versão romantizada para plateias contemporâneas. Chorei na primeira vez que fui a Assis. A história de Francisco atravessa minha biografia. Ele virou santo e eu não. Ambos amamos biscoitos de amêndoa e animais. Ele morreu no chão. Eu morrerei (com sorte) em uma UTI com aparelhos frios fazendo bip. Francisco é o santo da esperança em outro mundo possível, mais humano e solidário. Talvez seja essa, no fim, a lição da sua vida: ela não terminou em 1226. Como diz a oração que ele jamais escreveu: “Onde houver trevas, que eu leve a luz”. Houve.

PS: agradeço as indicações inteligentes da minha amiga Paola Prestes.

Relacionadas