Pesquisa
BTG/Nexus: Flávio tem 52% dos votos válidos e Lula, 48%
A 17ª rodada da pesquisa presidencial BTG/Nexus, divulgada nessa terça-feira (13/10), revela que, a 12 dias das eleições, Flávio Bolsonaro (PL) está numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa pela Presidência da República, mas em estimativa de empate técnico: o senador tem 52% contra 48% do petista em votos válidos.
O levantamento indica que 92% dos entrevistados têm certeza de seu voto no segundo turno, enquanto 7% admitem que podem mudar de ideia. Deste contingente que ainda pode mudar de voto, 20% dizem que poderiam votar em Lula e 16% afirmam que poderiam escolher Flávio.
No quesito rejeição, Flávio apresenta melhor índice do que Lula. Em relação à pesquisa anterior, caiu de 51% para 47% a fatia de eleitores que não votaria de jeito nenhum no senador. Por outro lado, a rejeição ao petista aumentou 3 pontos percentuais e foi de 48% para 51%.
A primeira pesquisa BTG/Nexus para o 2º turno das eleições presidenciais mostra que, hoje, Flávio Bolsonaro é favorito na disputa, mas o percentual de eleitores ainda não convictos da sua escolha de voto (7% do total) faz com que o pleito ainda não possa ser dado como definido. Flávio lidera a corrida tanto na pergunta espontânea quanto na estimulada. Na primeira, aparece com 46% das intenções de voto, contra 44% de Lula. Há ainda 5% de brancos/nulos e 4% de indecisos.
Alfredo Gaspar fala sobre organizações criminosas no Brasil e o governo Lula
Jovem é atingido por 27 tiros disparados por PMs; câmera registra tudo
Criança faz sinal de socorro na TV e homem é preso por tentativa de estupro
Mulher mata filho de 8 anos com facada durante briga familiar na Bahia
Ex-CSA, Everton Heleno ganha destaque no campeonato Piauiense - 13/10/2026
Na pergunta estimulada, Flávio tem 48% e Lula, 45%. Os brancos/nulos se mantêm em 5% e os indecisos recuam para 2%.
Quando se calculam os votos válidos (excluindo-se brancos, nulos e indecisos), o candidato do PL lidera por 52% a 48%. Hoje, 50% dos eleitores dizem que poderiam votar em Flávio Bolsonaro. Já o potencial de Lula é ligeiramente inferior, 49%.
A Nexus entrevistou por telefone 2.002 eleitores entre 10 e 12 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O registro no TSE é BR-07997/2026.