app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5691
Rural

Expoagro consagra novos campeões

Animais de alto desempenho foram eleitos na pista de julgamentos de raças da maior exposição agropecuária de Alagoas

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 09/11/2019 - Matéria atualizada em 09/11/2019 às 04h00

Animais das raças leiteiras foram destaque nos julgamentos da Expoagro
Animais das raças leiteiras foram destaque nos julgamentos da Expoagro - Foto: Divulgação
 

Em sua 69ª edição, a Expoagro 2019 foi considerada o melhor centro de negócio da agropecuária de 2019. Foram movimentados R$ 10,4 milhões em oito leilões e negócios dentro do Parque da Pecuária. O valor, segundo a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), é 30% maior do que o montante gerado no ano passado. Nas pistas de julgamento, foram consagrados os grandes campeões nas categorias das raças nelore, gir, girolando, mangalarga marchador, dorper e white dorper, reunindo criadores e expositores de todo o Brasil.


Nelore

A raça nelore mostrou sua força durante a Expoagro Alagoas 2019. Caracterizando um julgamento concorrido e de alta qualidade, a competição consagrou o criador José Gilmar de Carvalho Lopes, como o melhor expositor do evento, com o total de 682,0 pontos. Já na disputa entre os melhores criadores, o pódio foi ocupado pelos pecuaristas: João Dinarte Patriota, em primeiro lugar, José Gilmar de Carvalho Lopes, em segundo lugar e Luiz Jatobá Filho, em terceiro lugar.


Gir

O Parque da Pecuária também recebeu uma seleção destaque da raça Gir durante o julgamento de animais. Realizado na Casa do Criador, local de reunião do setor agropecuária na Expoagro/AL, a disputa elegeu o Condomínio Cocentino e Correia como o grande campeão na categoria dos expositores, totalizando 1.077,0 pontos, seguido das criações de Alexandre Oiticica e da Agropecuária Pereira. O pecuarista Alexandre Oiticica liderou o ranking dos melhores criadores da raça, com 764,0 pontos. Cipriano Correia Junior e a Agropecuária Pereira completaram as primeiras colocações da disputa.


Girolando

No julgamento da raça girolando participaram 25 expositores, que apresentaram os destaques de seus rebanhos. A competição foi dividida entre os diferentes graus sanguíneos, premiando os melhores de cada classe. Na categoria 1/5, o melhor criador foi o pecuarista, Emílio Silva. Entre os animais 3/4, e no grupo dos 5/8, o criador Paulo Amaral foi premiado como grande campeão. A classificação entre os melhores expositores consagrou a Agropecuária Pereira, Alexandres Mendes e João Bosco Machado, nas categorias 1/5, 3/4 e 5/8, respectivamente.


Dorper e White Dorper

Este ano, a 69ª Expoagro Alagoas sediou a 13ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper. A ocasião reuniu criadores de todo o país, promovendo um encontro do setor ovinocultor em Alagoas. Um dos pontos chaves do evento foram os julgamentos das duas raças, que contou com a presença de grandes nomes da pecuária de ovinos e com o jurado sul-africano, Dawid Krie. Entre os 27 participantes da disputa da raça Dorper, se destacaram como os melhores expositores, os ovinocultores: Jamer e Jaqueline Marques, em primeiro lugar, com 1.000,0; Marli de Nigris, em segundo e Marcio Afonso Cordeiro, em terceiro. Ocupando novamente o topo, Jamer e Jaqueline Marques se consagraram também como os grandes campeões entre os melhores criadores do julgamento. O segundo lugar ficou, novamente, com Marli de Nigris e o terceiro, com Marcio Afonso Cordeiro. Na competição dos animais white dorper, as primeiras colocações no ranking dos melhores expositores e criadores foram definidas pelos criadores: Jamer e Jaqueline Marques, Fernando Vieira Chaves Filho e Miguel Kalil Yaryd.


Mangalarga Marchador

No campo dos cavalos Mangalarga Marchador, a competição foi dividida em duas categorias: Marcha Batida e Marcha Picada. Na categoria Marcha Batida, o pódio dos expositores foi montado pelos criadores Jaime Tavares, Silvio Marcio Conde de Paiva-Espólio e Formoso Agropecuária. Já entre os criadores não-expositores, as primeiras colocações foram ocupadas por Magdi Abdel Raouf Gabr Shaat, Sérgio Toledo de Albuquerque e Adriana Wanderley Taveiros. Já o ranking da Marcha Picada, os destaques entre os expositores foram: Rodrigo Manoel Gonçalves Mota, Pedro Acioli Filho e Roberto Araruna Couceiro. Entre os criadores expositores, Rodrigo Castanheira Quintiliano, Rafael Ramos Eloy e Rodrigo Manoel Gonçalves Mota. E entre os criadores não-expositores, José Petrúcio Ferreira Gomes, Gustavo da Costa Reis Carneiro Leão e Antônio Albino Pimentel Júnior.

Mais matérias
desta edição