Rural
Rizicultores são capacitados para ampliar produção
.


Rizicultores e técnicos que atuam na cadeia produtiva do arroz irrigado nos projetos públicos de irrigação mantidos pela Codevasf em Alagoas concluíram o quinto módulo da capacitação continuada ofertada por um conjunto de instituições públicas que atuam para aperfeiçoamento e modernização da cultura do arroz na região da bacia do São Francisco. Nesta edição, os agricultores e técnicos foram capacitados para ações de pesquisa e produção de arroz.
Este quinto módulo deu continuidade as ações que pretendem dar um salto de qualidade e de produtividade nos cultivos dos projetos públicos de irrigação do Boacica, em Igreja Nova, e do Itiúba, em Porto Real do Colégio.
Neste módulo, os participantes discutiram as principais demandas da rizicultura em Alagoas e apresentaram sugestões de problemas para execução de ações de pesquisa e transferência de tecnologia. Entre os assuntos tratados na capacitação estão o manejo da lavoura com ênfase nas demandas do setor produtivo, as principais pragas e doenças e as técnicas de manejo para controle. Os agricultores e técnicos também puderam conhecer e tirar dúvidas sobre ensaios científicos que estão sendo testados quanto à doenças, manejo de cultura e pragas.
Nas edições anteriores, foram trabalhados outros conteúdos relacionados ao cultivo de arroz irrigado como doenças, manejo de plantas invasoras, aspectos fitossanitários, ensaios de campo, entre outros temas.