app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5856
Rural

UBL recebe novos equipamentos

Máquinas do setor de queijaria da fábrica da CPLA, em Batalha, foram um passo essencial para a reativação da unidade

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 04/01/2020 - Matéria atualizada em 04/01/2020 às 04h00

Equipamentos foram adquiridos por recursos federais; UBL vai promover a inclusão produtiva de dez mil pequenos produtores
Equipamentos foram adquiridos por recursos federais; UBL vai promover a inclusão produtiva de dez mil pequenos produtores - Foto: Divulgação
 

Em mais um passo para estruturação da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) de Batalha, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) recebeu, em dezembro, os equipamentos referentes ao setor de queijaria da fábrica.

De acordo com presidente da cooperativa, Aldemar Monteiro, a chegada do maquinário é um passo essencial para a reativação da unidade, que será um estimulo importante para a cadeia produtiva do leite na região. “É com muito orgulho que estamos recebendo a queijaria automatizada. Será um instrumento necessário para nossa fábrica, com uma capacidade de processamento de 160 mil litros de dia por dia, possibilitando a produção de queijo com tecnologia e aproveitando o seu subproduto, o soro de queijo”, pontua Monteiro.

Os equipamentos foram adquiridos por recursos federais, com o apoio do Governo do Estado e de personalidades políticas de Alagoas, como o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Silvio Bulhões, o deputado estadual, Paulo Dantas e os deputados federais Isnaldo Bulhões e Marx Beltrão, além do ex-deputado federal Givaldo Carimbão. “Também estamos contado com a ajuda de toda a bancada federal que tem colaborado para a abertura da fábrica”, assegura o presidente.

A estimativa é de que a UBL possa triplicar a renda e incentivar a inclusão produtiva de dez mil pequenos produtores da região, que são os principais beneficiados com os investimentos. Para o produtor José de Oliveira Souza, de Mar Vermelho, a iniciativa é um passo positivo para o setor. “O sonho do homem do campo é a abertura dessa fábrica. Com a chegada dos equipamentos, a nossa expectativa aumentou, já que vai possibilitar a produção de queijo e de seus derivados, facilitando o nosso sustento através da produção e da venda desses produtos”, ressalta Souza.

Mais matérias
desta edição