Notificação de doença via internet
A plataforma é integrada pelos serviços de defesa agropecuária tanto público, quanto privado; produtor também terá recomendações de medidas para casos de emergência
Por Agência Brasil | Edição do dia 11/01/2020 - Matéria atualizada em 11/01/2020 às 04h00
O novo Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária (e-Sisbravet) começou a funcionar no último dia 1º de janeiro. A ferramenta lançada pelo Ministério da Agricultura permitirá aos produtores rurais acompanhar, pela internet, a notificação de determinadas doenças animais, bem como as recomendações de medidas a adotar em casos de emergência veterinária ou situações suspeitas.
O sistema será integrado com todos os serviços de defesa agropecuária (federal, estadual e da iniciativa privada). Inicialmente, serão feitas notificações apenas de animais de produção (bovinos, suínos e aves, por exemplo), sem a inclusão de cães e gatos (animais domésticos). No futuro, poderão ser incluídos os animais aquáticos.
As notificações das suspeitas serão feitas pela internet, através de um link na página do ministério. Também será possível registrar as ocorrências nos sites próprios de cada um dos órgãos executores de sanidade agropecuária (Oesas). As notificações serão direcionadas imediatamente às Unidades Veterinárias Locais que atuam na área onde fica a propriedade com caso suspeito.
Segundo o ministério, além de colocar fim aos formulários de papel, reduzindo a burocracia, o novo sistema permitirá a realização de estudos epidemiológicos e o gerenciamento da vigilância agropecuária do país. Foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões só no desenvolvimento do e-Sisbravet.