AgroNordeste estimula a produção leiteira
Programa federal, que em Alagoas beneficia municípios da bacia leiteira do Estado, será complementar ao funcionamento da UBL de Batalha
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 07/03/2020 - Matéria atualizada em 07/03/2020 às 04h00
Considerado uma aposta do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, para ampliar a produção e acesso à assistência técnica na agricultura, o AgroNordeste já está sendo bem recebido pelos pequenos produtores de leite da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).
O programa, de execução em âmbito nacional, terá seu ponto focal no município de Batalha e vai atender a pecuária de leite, estimulando pequenos e médios produtores. O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, avalia que a chegada do AgroNordeste vai ajudar a cobrir um dos grandes gargalos para os agricultores familiares: a comercialização.
“É uma saída para os produtores de leite principalmente quando a Unidade de Beneficiamento – UBL estiver em operação. Ele se enquadra no projeto de reabertura da fábrica porque vai estimular a produção leiteira na região, atendendo os pequenos produtores. Isso vai trazer mais sustentabilidade e fazer com que o pequeno produtor consiga vender o leite a preço justo no mercado”, afirma o presidente da CPLA.
O parque industrial da UBL fica localizado no município de Batalha e é projetado para atender as demandas de produção de leite em pó, doce de leite, queijo, leite condensado e outras bebidas lácteas. “Com esse programa, podemos dar mais garantias ao produtor para que ele possa comercializar seu produto, receber seu dinheiro”, atenta Aldemar Monteiro.