app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Rural

Safra 19/20 está na reta final

Apenas duas usinas ainda estão em operação neste ciclo de moagem da cana em Alagoas

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 28/03/2020 - Matéria atualizada em 28/03/2020 às 04h00

Quantidade de cana que já foi processada neste ciclo ultrapassa 16,3 milhões de toneladas
Quantidade de cana que já foi processada neste ciclo ultrapassa 16,3 milhões de toneladas - Foto: Divulgação
 

A safra 19/20 segue na reta final com apenas duas usinas das 15 que participaram deste ciclo da cana ainda em funcionamento, são elas: Coruripe e Sumaúma. Ambas anunciaram que deverão finalizar a safra em abril e, até a primeira quinzena deste mês, haviam processado 2,9 milhões de toneladas e 881 mil toneladas de cana, respectivamente.

Dados repassados pelo departamento Técnico do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) apontam que a produção acumulada de cana processada neste ciclo, contabilizada até o dia 15 de março, foi de 16,3 milhões de toneladas.

Enquanto a posição acumulada de cana moída no mesmo período da safra 18/19 era de 15,6 milhões de toneladas, na comparação entre os dois ciclos, houve uma variação positiva de 4,3% nesta safra.

Entre as unidades industriais que já finalizaram a moagem, a que teve a maior quantidade de cana processada foi a Santo Antônio, localizada no município de São Luiz do Quitunde, com pouco mais de 2 milhões de toneladas de cana processadas.

Já a usina Taquara, localizada Colônia Leopoldina, apesar de até o momento ser a unidade industrial que teve a menor quantidade de cana beneficiada com pouco mais de 270 mil toneladas processadas, registrou um crescimento superior a 24% ante a safra 18/19, quando a produção final foi de 217 mil toneladas.

Até o fechamento deste boletim, as usinas alagoanas já haviam produzido 1,3 milhão de toneladas de açúcar (VHP e cristal) o que corresponde a uma variação positiva de 13,2% ante a produção do mesmo período da safra passada que era de 1,1 milhão de toneladas.

Quanto a produção de etanol, haviam sido produzidos até a primeira quinzena de março mais de 485 milhões de litros. Na comparação com a março do ano passado houve um crescimento de 2,4% já que o acumulado na época era de quase 474 milhões de litros.

Mais matérias
desta edição