Rural
Ação preventiva é usada no combate às pragas
Rotação de culturas e a destruição de resíduos vegetais ao final da colheita são procedimentos utilizados
O acompanhamento da presença de pragas na horta é de fundamental importância para o sucesso e viabilidade da produção de olerícolas. É preciso combinar técnicas mecânicas, físicas e biológicas para garantir a sanidade, qualidade e produtividade.
“Algumas pragas desfolham as plantas e outras costumam sugar a seiva, bloqueando o desenvolvimento e transmitindo viroses”, explica a engenheira agrônoma e técnica de campo do Senar Alagoas, Tatiana Salvador.
“Pulgão, mosca branca e cochonilha são insetos que se alimentam da seiva, prejudicam a fotossíntese e são muito comuns na cultura da alface. Já o ácaro rajado causa necrose nas folhas e provoca desfolhamento completo em infestações mais severas. Na fase larval, a traça das crucíferas e a lagarta da couve, com hábitos noturno e diurno, respectivamente, alimentam-se das folhas e podem provocar a perda total da produção. Elas afetam principalmente as culturas da alface, couve e repolho”, exemplifica Tatiana.
Segundo a técnica, a rotação de culturas, o policultivo e a destruição de resíduos vegetais ao final da colheita são procedimentos muito utilizados como medidas de controle preventivo. “O aumento do espaçamento entre plantas também é recomendado, pois evita a alta densidade e a competição por luz e umidade, que podem servir de abrigo para as pragas. Outra maneira de controle preventivo é a escolha de variedades resistentes e o equilíbrio correto de nutrientes no solo, para que a planta suporte melhor, caso seja atacada”, orienta.
Sequestrado e baleado, homem corre até UPA para pedir socorro; veja o vídeo
Ex-marido invade farmácia, atira em funcionária e foge; vídeo mostra suspeito
Justiça manda prender neto suspeito de matar a avó de 85 anos
Itamar em Goiatuba: Alvinegro trabalha com logística diferente para levar técnico a Goiás - 31/7/26