app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Rural

VITRINE (13 e 14/06/2020)

Creep Feeding amplia produtividade

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 13/06/2020 - Matéria atualizada em 13/06/2020 às 04h00

Foto: Reprodução
 

Suplementar à dieta de animais jovens, o creep feeding é um método de alimentação por influência que proporciona o aumento no ganho de peso dos bezerros em fase de amamentação e pode aumentar a produtividade na bovinocultura de corte.

“Sabemos que a taxa de desmama e a quantidade de quilos de um bezerro desmamado estão diretamente ligados a eficiência da criação. Ou seja, quanto mais pesado for o bezerro desmamado, menor será o tempo de abate. Isso ajuda a reduzir os custos de permanência do animal na propriedade ou a elevar o seu valor de venda”, explica a coordenadora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar Alagoas, Luana Torres.

O creep feeding é um pequeno dispositivo de passagem, dentro de um cerco, que dá ao bezerro o acesso a um cocho privativo, onde as matrizes lactantes não têm acesso, com ração concentrada e balanceada. 

Para fazer o creep feeding de maneira adequada, é necessário que a área do cercado disponha de aproximadamente 1,5 m² por cria, com um espaço mínimo de 2 metros entre o cocho e a cerca para circulação. “O acesso de entrada (creep) deve ser exclusivo dos bezerros, por essa razão, o espaço é de 40 centímetros de largura por 1,20 m de altura”, explica.

Mais matérias
desta edição