loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 05/07/2025 | Ano | Nº 6004
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Rural

Rural

Precocidade é futuro da pecuária

Estratégia pode solucionar problemas de abastecimento internacional devido ao crescimento da demanda por carne

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Proposta de redução da idade de animais, potencializaria os índices produtivos e resultaria em aumento de arroba produzida por hectare
Proposta de redução da idade de animais, potencializaria os índices produtivos e resultaria em aumento de arroba produzida por hectare | Foto: GIRO DO BOI

Diante de um mercado consumidor em alta, a precocidade sexual de novilhas nelore faz parte do futuro da pecuária brasileira, visto que o aumento da eficiência da pecuária está diretamente ligado à redução da idade ao primeiro parto, e redução do intervalo de partos.

Segundo a pesquisadora da Embrapa, Juliana Corrêa, o mercado internacional sinaliza que o Brasil será o grande abastecedor de carne bovina para a crescente demanda mundial, sendo assim, será preciso aumentar sua produção em quantidade e qualidade, ou seja, precisará cada vez mais de novilhas mais precoces para suprir as demandas internas e externas da carne.

Reduzir a idade para a entrada à reprodução, de 36 para 24 meses, como a maioria das regiões marginais para onde a cria está se deslocando, ou de 24 para 14 meses, em sistemas mais intensificados, potencializaria os índices produtivos e resultaria em aumento de arroba produzida por hectare, segundo a médica.

“Não é um processo tão simples quanto parece, pois atrelado a essa precocidade está à intensificação do processo, principalmente, nas questões reprodutivas, nutricionais e genéticas, todas interagindo com o benefício/custo. Ou seja, precocemente introduzir fêmeas na idade reprodutiva é interessante se for possível e sustentável”, afirma a pesquisadora.

De acordo com Juliana, por conta destes fatores, a demanda do setor produtivo é grande, seja para produtor comercial, genética, cria ou de ciclo completo, em relação às soluções dos fatores que influenciam negativamente à adoção do processo de redução da idade à reprodução.

Relacionadas