loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 28/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Rural

Rural

Nacional da raça Santa Inês retorna a Alagoas

Após 20 anos, copa de ovinos fará parte da Expoagro 2020

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Competição, que ocorre entre 23 de outubro e 1º de novembro, marcará a comemoração dos 70 anos de Expoagro
Competição, que ocorre entre 23 de outubro e 1º de novembro, marcará a comemoração dos 70 anos de Expoagro | Foto: Divulgação

Palco da primeira Copa Nacional da Raça Ovina Santa Inês, a Expoagro/AL volta a receber o evento, no Parque da Pecuária, após 20 anos. A competição, que ocorre entre 23 de outubro e 1º de novembro, marcará a comemoração dos 70 anos de exposição alagoana com a presença das melhores genética do mercado brasileiro.

A atividade deve contar com 600 animais de criatórios de oito estados do Brasil. Além do estímulo do evento, o setor ovino ainda conta com a alta registrada no preço da carne e a valorização dos animais nos leilões. Segundo o criador Givago Tenório, o bom momento da cadeia produtiva deve aquecer os negócios da Expoagro.

“Estamos passando por um momento interessante com alta procura por genética e crescimento dos leilões em 30%. Apesar do estresse em diversos setores da economia, provocado pela pandemia da covid-19, o aumento do consumo e a exportação seguem estimulando os criadores”, informou Tenório.

Em Alagoas, a raça passou por uma evolução e caminha para ocupar o topo da genética produzida no Brasil. Segundo Givago, é notório a melhoria em reprodução, acabamento de carcaça e formação posterior do animal já aos 10 e 12 meses. “A evolução dessa raça teve impacto muito forte em funcionalidade econômica e reprodução. Foi trabalhado o padrão ideal para a raça e através de uma seleção genética incansável”, disse.

Para a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), a raça contribui diretamente para a variabilidade da genética da Expoagro. “Receber um evento Nacional, é receber o que se tem de melhor no mercado e no mundo. Será uma chance importante de apresentar o nosso trabalho dos últimos 20 anos e redobrar o conhecimento em genética. Isso demonstra que a Expoagro continua sendo a melhor vitrine do agronegócio do Nordeste”, ressaltou.

Relacionadas