app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5856
Rural

Varrela tem rebanho certificado

Animais são submetidos a índices de programas de melhoramento genético da ABCZ e da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP)

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 10/10/2020 - Matéria atualizada em 10/10/2020 às 04h00

Leilão Virtual Varrela Reprodutores, no próximo dia 17, às 12h
Leilão Virtual Varrela Reprodutores, no próximo dia 17, às 12h - Foto: Divulgação
 

Com a função de mapear e avaliar as características dos bovinos, os programas de melhoramento adotados pela Varrela Agropecuária aceleraram o trabalho de seleção por indivíduos superiores e portadores das características desejáveis da raça, a exemplo de capacidade de ganho de peso, fertilidade e habilidade materna.

O rebanho é submetido aos índices de programas do Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ) e Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), que é desenvolvido pela Universidade de São Paulo. Com o auxílio da tecnologia, a Varrela garimpa os melhores indivíduos desde cedo, buscando os talentos para contribuir com a precocidade sexual, conformação e produção de fêmeas de boa precocidade sexual. Também são características de impacto para seleção: o peso ao desmame, eficiência maternal, peso, capacidade de a fêmea permanecer no rebanho, DEPs para acabamento de carcaça, área de olho de lombo e marmoreio.

Segundo o veterinário Fred Andrade, a marca tem avançado mais rápido na localização de animais superiores. “A finalidade maior é produzir animais de melhor qualidade, que apresentem melhores resultados e eficiência. Desse modo, temos formado o modelo de animal precoce e provado com a marca da Fazenda”, explicou.

O resultado da seleção Varrela por meio dos programas de melhoramento genético poderão ser conferidos no Leilão Virtual Varrela Reprodutores, no próximo dia 17, às 12h.

Mais matérias
desta edição