Rural
Pecuária se prepara para a Expoagro 2020
Preparativos para a realização da exposição já estão sendo executados no Parque da Pecuária. Realização do evento, foi autorizada por meio de decreto governamental


Principal praça do agronegócio de Alagoas, a Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) se consagrou como maior centro de comercialização da pecuária do Norte e Nordeste. Em 2020, a exposição alagoana será a única a do Nordeste com atividade confirmada após a pandemia de covid-19.
A Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) decidiu manter a exposição após a “boom” do agronegócio registrado desde o mês de maio. A alta demanda por exportação de carne para o mercado chinês e o aumento do consumo interno aqueceram o mercado de compra e venda de animais, gerando uma superprodução nos demais setores da agropecuária.
“A exposição vem a reflexo do que foi o ano para o agronegócio, um setor que mostrou o seu valor, que vem sendo reconhecido por sustentar e fornecer segurança alimentar aos brasileiros”, reforça o presidente da ACA, Domício Silva.
Sob uma nova era de hábitos, em 2020 a Expoagro/AL continua no Parque da Pecuária, de 24 de outubro a 1º de novembro, sob a vigência do decreto nº 71.606 que libera a realização de exposições agropecuárias na fase azul, conforme a solicitação feita pela ACA. Domício Silva a diretoria da ACA, com todas as restrições do protocolo sanitário requeridos aos eventos agropecuários, prepararam uma exposição comemorativa em alusão aos 70 anos do evento.
“A história sócio-economica passa pelas atividades praticadas na Expoagro, um evento de impacto para o setor, que consegue reverter ganhos diretos aos produtores rurais do Estado. São 70 anos tentando diversificar a matriz econômica do estado e sendo o principal ponto difusão da genética, pesquisa e negócios” , lembra o presidente da ACA.
Na septuagésima edição, a Expoagro não contará com os leilões presenciais e os shows. A programação foi adaptada ao cenário virtual, com atividades multiplataformas, 100% adaptada a esfera digital.

Durante os dez dias de evento serão realizados julgamentos, shopping de animais, leilões virtuais, exposição das raças, o Encorte 4.0 e o Campeonato Nacional da Raça Santa Ines. Neste ano, o evento funcionará com capacidade reduzida de público. Para as famílias, a programação traz a tradicional “Expoagrinho” e a praça de alimentação.
Maior evento técnico agropecuário de Alagoas, a Expoagro/AL, a cada ano, vem superando seus números em negócios e aumentando a participação das raças e segmento. O evento deve registrar um aumento de 40% no faturamento, movimentando cerca de R$16 milhões.
Mesmo com as restrições geradas pela pandemia de covid-19, a Exposição deve atrair grande volume de negócios devido exportação da carne e a demanda de animais para reposição, além da alta nos preços.
“Esperamos um novo recorde em negócios, principalmente na compra e venda de animais. O setor está muito aquecido e o mercado está consumindo praticamente todos os produtos em oferta”, explicou o presidente da ACA.


Com seis leilões confirmados e cerca de 12 raças em exposição e à venda, este ano a Expoagro terá na programação os leilões: 19º Nelore Barros Correia, Nelore Santa Catarina, 17º Nelore Positivo, Leilão Nacional Santa Inês, Maceió Horse Show e o Mais Leite. O evento ainda vai receber o tradicional Shopping Raça que oferece a venda presencial de equinos mangalarga marchador durante todos os dias da Exposição.
Os remates do calendário da Expoagro, segundo o presidente da ACA, possuem condições especiais e qualidade genética de excelência. “A exposição deixa valores vultuosos para a economia local, com negócios nos estandes, aquisição de animais e a contratação de produtos e serviços. Logo, a Expoagro tem produtos de credibilidade, com condições de financiamento excepcionais e preços especiais. Tudo com crivo técnico de criadores e do mercado de genética”, alegou Domício.

Preparativos
O Parque da Pecuária já começou a receber os estandes, baias e obras de manutenção para receber o público. Faltando menos de uma semana para o início da exposição, preparativos, a exemplo da limpeza e pintura de toda a estrutura física estão sendo executados.
A desinfecção do parque, para que os animais pudessem entrar no espaço, foi realizada e supervisionada pela equipe técnica da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas.
A segurança sanitária de prevenção a covid -19 contém medidas recomendadas pela portaria da Adeal nº 549 de 28 de agosto desse ano, que incluem de verificação de temperatura, distanciamento social, uso de máscara, sinalização por meio de cartazes, limpeza de sapatos e utilização de álcool gel, além de disponibilização de lavatórios de mãos.