app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5859
Rural Setor canavieiro gera quase 55 mil postos de trabalho no campo e na indústria durante a moagem da cana em Alagoas

Safra aquece oferta de empregos

Dados divulgados pelo Caged apontam que em setembro segmento da indústria de transformação contratou mais de 12 mil novos trabalhadores

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 07/11/2020 - Matéria atualizada em 07/11/2020 às 04h00

O início da safra da cana-de-açúcar em Alagoas é sinônimo de aquecimento da economia do Estado com a geração de novos negócios principalmente com a comercialização da produção de açúcar e de etanol. Mas, neste cenário, um outro fator importante também contribui para este cenário econômico positivo, a geração de centenas de postos de trabalho no campo e na indústria.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, no mês de setembro, as novas admissões no período em Alagoas somaram 22.544. Com os desligamentos, que chegaram a 5.952, o saldo de postos de trabalho no Estado foi de 16.592. Deste total, mais de 12 mil ocorreram no segmento da indústria de transformação.

“Indústria de transformação, basicamente, em Alagoas, refere-se ao setor sucroenergético. Os dados apresentados pelo Caged refletem o início da safra da cana em Alagoas, quando a grande maioria das usinas começou a moagem no mês de setembro”, declarou o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, lembrando que, no geral, durante a safra, o setor gera entre 50 a 55 mil empregos no campo e na indústria.

Segundo Nogueira, “diante do cenário apresentado no levantamento do cadastro geral, o setor canavieiro continua sendo um empregador importante para Alagoas”. 


Setor canavieiro gera quase 55 mil postos de trabalho no campo e na indústria durante a moagem da cana em Alagoas
Setor canavieiro gera quase 55 mil postos de trabalho no campo e na indústria durante a moagem da cana em Alagoas - Foto: Divulgação
 

Cadastro

O Caged é utilizado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Permite a consulta de informações sobre admissões, desligamentos e transferência de empregados entre empresas.

Mais matérias
desta edição