loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 30/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Rural

Rural

Aftosa: vacinação segue até dia 30

Nesta etapa serão imunizados apenas bovídeos com até dois anos de vida contra a febre aftosa

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Prazo para declaração da vacinação encerra dia 15 de dezembro
Prazo para declaração da vacinação encerra dia 15 de dezembro -

A equipe técnica da Adeal acompanhou, esta semana, a vacinação contra aftosa de 460 animais - com idade até 24 meses -, realizada na Fazenda Brejo, localizada na zona rural do município de Murici, na zona da mata alagoana.

A ação de campo contou com a presença do presidente da agência de defesa agropecuária de Alagoas, Isaac Albuquerque e do superintendente federal da Agricultura em Alagoas, Jader Oliveira, além de assessores e gerentes da Adeal.

“Todos os anos é nossa obrigação vacinar os animais contra a aftosa nas duas etapas. Temos um cuidado permanente com o nosso rebanho, que também é vacinado contra outras doenças, a exemplo da raiva e da brucelose. Vacinando estamos protegendo os nossos animais, garantindo a saúde deles e ofertando um produto de qualidade ao consumidor”, afirmou o criador Claudio Tenório, proprietário da Fazenda Brejo.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2020, teve início em 1º de novembro e segue até o dia 30 deste mês. Já a declaração pode ser feita pelo criador até o dia 15 de dezembro pelo site da Adeal ou agendando uma visita a uma das unidades do órgão de defesa agropecuária.

Prazo para declaração da vacinação encerra dia 15 de dezembro
Prazo para declaração da vacinação encerra dia 15 de dezembro | Foto: DORGIVAL JUNIOR

“Em todo o Estado devem ser vacinados contra a aftosa nesta segunda etapa 480 mil animais com até dois anos de vida. Mas, tão importante quanto vacinar é fazer a declaração. Afinal, o criador só pode obter a Guia de Trânsito Animal após fizer a declaração junto a Adeal”, alertou o presidente Isaac Albuquerque.

“A declaração da vacinação é um passo importante neste processo de combate a febre aftosa. Por meio dela é que conhecemos os números reais obtidos nas etapas de vacinação”, reforçou o superintendente Jader Oliveira.

Relacionadas