app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5856
Rural

Renan Calheiros pede a governador concurso para técnicos agrários na Emater

.

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 23/01/2021 - Matéria atualizada em 23/01/2021 às 04h00

O senador Renan Calheiros (MDB) defendeu a realização de concurso público para o setor público agrícola do Estado. Com defasagem de pessoal, Emater e Secretaria de Agricultura tem dificuldades de levar a assistência técnica principalmente para os pequenos produtores.

O problema é antigo. E se só agrava. A cada ano, mais servidores se aposentam. O efetivo de estatutários é mínimo. Seagri e Emater são tocadas principalmente por comissionados, estagiários ou bolsistas.

O governador Renan Filho anunciou, para este ano, a realização de concurso para 4,75 mil vagas. Pela previsão serão 1.060 vagas para a PM (1.000 para soldado combatente e 60 para oficial combatente); 170 para o CBMAL (150 para soldado combatente e 20 para oficial combatente).


Com carência de efetivo, assistência técnica ao produtor rural torna-se precária
Com carência de efetivo, assistência técnica ao produtor rural torna-se precária - Foto: Reprodução
 

A Seduc ofertará 3.000 vagas para o cargo de professor. Já o concurso para a PC destinará 500 vagas (368 para agente e 132 para escrivão). A PGE oferecerá 15 vagas destinadas ao cargo de Procurador do Estado.

Após o anúncio da contratação de empresas para a realização dos concursos, o senador Renan Calheiros foi ao Twitter defender a contratação de pessoal para a Emater.

“Solicitei ao governador Renan Filho que, dentro do planejamento e do orçamento, sejam abertas 100 vagas para técnicos agrários na Emater, um setor essencial para tracionar a economia”, disse Renan.

Mais matérias
desta edição