Rural
Técnica produz tomates de 400g
Lavoura passou por uma competição de variedades e o sistema de cultura priorizou a irrigação por gotejamento e a adubação fracionada

Com quase 430 gramas, os tomates produzidos por agricultores familiares de Viçosa valem por dois. A produção de alto nível, que há três anos vem sendo testada, alcançou a produtividade dos grandes fornecedores do Nordeste, conseguindo colher em uma safra de 70 dias cerca de 450 caixas a cada mil pés. No total, o faturamento da última lavoura bateu os R$ 65 mil.
A produção, que é tocada pelo engenheiro agrônomo Humberto Cavalcante, foi desenvolvida através do modelo de plantio rasteiro, com o uso de semente de melhoramento genético, a Igor 5040, com mudas sendo desenvolvidas em Arapiraca. O segredo da lavoura bem-sucedida, segundo o produtor, agrega um conjunto de fatores entre um bom solo, clima e nutrição.

“A lavoura passou por uma competição de variedades e o sistema de cultura priorizou a irrigação por gotejamento e a adubação fracionada. Isso funciona porque quanto mais parcelar a nutrição, a resposta desse cultivar é bem melhor. A amplitude térmica, o solo sem impedimento e o manejo de pragas e doenças também contribuem diretamente para o potencial desse tomate”, ressaltou Humberto.
