loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Rural

Rural

Avicultura de corte ganhará projeto de integração

Sistema funcionará com a empresa integradora fornecendo insumos e fazendo a doação do pinto de um dia, além do repasse de ração

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Estado produz apenas 100 mil dos 400 mil frangos vivos que consome por semana
Estado produz apenas 100 mil dos 400 mil frangos vivos que consome por semana -

Um projeto de integração de frangos, voltado para a produção na agricultura familiar, deverá ser implantado ainda neste semestre no município de Viçosa e promete beneficiar a toda a região do Vale do Paraíba. A atividade vai possibilitar a criação de cinco mil frangos, em 40 galpões, com a doação do pinto de “um dia” pela da empresa integradora Sabalangá.

A iniciativa terá o apoio do governo do Estado na doação da estrutura de 40 galpões, sendo um para cada família produtora. Segundo o prefeito de Viçosa, João Victor Calheiros, o projeto deve marcar a renovação da matriz econômica do município.

“Conversamos com o produtor local, Jaime da Sabalangá, que é o maior produtor de Alagoas, e ele topou o desafio. Levamos o projeto ao governador Renan Filho, que ficou empenhado e entendeu que esse é o caminho para gerar, de forma rápida e objetiva, mais renda e dignidade para o pequeno produtor rural”, informou João Victor.

O regime de integração, segundo João Victor Calheiros, vai funcionar com a empresa integradora fornecendo insumos e fazendo a doação do pinto de um dia, além do repasse de ração. A Sabalangá também fará a comercialização.

Estado produz apenas 100 mil dos 400 mil frangos vivos que consome por semana
Estado produz apenas 100 mil dos 400 mil frangos vivos que consome por semana | Foto: Divulgação

“O proprietário recebe a remuneração por ave alojada, de acordo com os resultados da produção alcançados na criação. A assistência técnica será por nossa conta da mesma forma na qual iremos apoiar a elaboração e desenvolvimento do projeto”, informou o chefe municipal de Viçosa.

De acordo com Klécio Santos, presidente da Associação dos Avicultores e Suinocultores de Alagoas (Avisal) e da Cooperativa Pindorama, o projeto pode ajudar na recuperação da cadeia da avicultura. Segundo ele, o Estado produz apenas 100 mil dos 400 mil frangos vivos que consome por semana.

“Alagoas já teve dois milhões de frangos alojados e hoje temos algo entorno de 1,2 milhão. A produção de frango de corte necessita de impulso e encontramos no projeto, com o pinto de um dia, um bom começo para reestruturar o setor, colocando Alagoas como produtor dessa categoria”, explicou Santos.

Segundo o prefeito João Victor, proprietário recebe a remuneração por ave alojada, de acordo com os resultados da produção alcançados na criação
Segundo o prefeito João Victor, proprietário recebe a remuneração por ave alojada, de acordo com os resultados da produção alcançados na criação | Foto: Divulgação

A avicultura, de acordo com Jaime Carneiro, diretor da Sabalangá, foi a atividade mais penalizada ao longo dos últimos 15 anos, apesar de ser uma atividade bastante produtiva. “Por sua própria desorganização, não temos um setor mais firme em Alagoas. Enxergamos que é uma atividade muita interessante para os pequenos produtores quando se tem por trás um integrador responsável e preparado para isso”, ressaltou Jaime.

Relacionadas