loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 28/02/2025 | Ano | Nº 5914
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Rural

Rural

AL tem a maior número de colhedoras de cana do NE

Algumas usinas já operam com colheita mecanizada em pelo menos 60% da área de produção

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Norte/Nordeste apenas 23,4% da colheita ocorre de forma mecanizada
Norte/Nordeste apenas 23,4% da colheita ocorre de forma mecanizada -

No mundo moderno, onde o processo de automação cresce de forma exponencial em todos os segmentos do agro, o setor canavieiro se tornou um dos principais difusores de novas tecnologias. Neste sentido, a mecanização avança nos canaviais nos mais diferentes processos, desde o plantio até colheita da cana.

Dados divulgados pela Conab informam ainda que Alagoas é o Estado nordestino com maior número de colhedoras, totalizando 55 máquinas usadas na safra atual. No ciclo passado, de acordo com a estatal, era 66 máquinas existentes no Estado. Em toda a região, são 137 maquinas espalhadas em apenas sete dos nove Estados.

Apesar dos dados estatísticos que colocam Alagoas em destaque no cenário regional, segundo o Sindaçúcar-AL, o uso de máquinas em toda a região canavieira esbarra em algumas adversidades, a exemplo da topográfica. Neste cenário, as unidades industriais da região norte do Estado, basicamente, ficam impossibilitadas de utilizar as colhedoras, exceto em pequenas áreas em virtude do terreno acidentado.

Norte/Nordeste apenas 23,4% da colheita ocorre de forma mecanizada
Norte/Nordeste apenas 23,4% da colheita ocorre de forma mecanizada | Foto: Tadeu Fessel/Unica

Apesar dos investimentos das usinas, nenhuma unidade trabalha em sua totalidade com a mecanização da colheita, já que limitações agronômicas impedem que esse percentual seja atingido. Porém, algumas unidades operam com colheita mecanizada em pelo menos 60% da área de produção, planejando chegar de 70 a 80% nos próximos três anos.

A Conab informou ainda que no Centro-Sul do Brasil, beneficiada por relevo, a mecanização já chega a 97,1% da colheita. Diferentemente dessa realidade, no Norte/Nordeste apenas 23,4% da colheita ocorre de forma mecanizada.

Relacionadas